Câmara do Rio aprova projetos de Marielle e dá seu nome à tribuna

Publicado em 02/05/2018 - 19:35 Por Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Câmara Municipal do Rio aprovou, nesta quarta-feira (2), em primeira votação, cinco projetos de lei da vereadora Marielle Franco (PSOL), morta no dia 14 março, executada com nove tiros. Os vereadores aprovaram também a concessão do nome dela para a tribuna da Casa. Agora, os projetos seguirão para uma segunda votação, ainda sem data marcada, para depois serem encaminhados ao prefeito Marcelo Crivella para sanção.

O vereador Jorge Felippe conduz votação em sessão extraordinária na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, de projetos de lei de Marielle Franco, assassinada em março.
O vereador Jorge Felippe conduz votação na Câmara Municipal do Rio de Janeiro de projetos de lei de Marielle Franco, assassinada em março. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

As galerias, lotadas de apoiadores de Marielle, vibraram com a aprovação dos projetos, que incluem a criação de creches públicas noturnas para mães que trabalham à noite; a criação do Dia da Mulher Negra, a ser comemorado em 25 de julho; a criação de campanha permanente contra o assédio e a violência sexual em ônibus e trens, e a criação do Dossiê Mulher. Um dos projetos, porém, que inclui o dia de luta contra a homofobia, lesbofobia, bifobia e transfobia teve a apreciação adiada.

O vereador Tarcísio Motta, líder do PSOL, disse que houve um entendimento entre a maioria dos vereadores de aprovar os projetos de Marielle como homenagem e reconhecimento à parlamentar, que tinha entre suas principais bandeiras a defesa das populações pobres, das mulheres negras e do público LGBT.

“Foi uma votação histórica. São projetos que defendem os direitos da mulher trabalhadora, as políticas públicas para as mulheres, a vida nas favelas e os trabalhadores. Sem dúvida alguma, é a voz da Marielle ecoando em medidas legislativas. Cabe agora aprovar em segunda votação e que o prefeito Marcelo Crivella sancione e coloque em prática as políticas públicas decorrentes dessas leis”, disse Tarcísio Motta.

Público se manifesta enquanto vereadores votam na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em sessão extraordinária, projetos de lei de Marielle Franco, assassinada em março.
Público acompanha votação de projetos de lei de Marielle Franco na Câmara Municipal (Fernando Frazão/Agência Brasil)

 

 

Edição: Carolina Pimentel

Últimas notícias