Israel enviará avião para ajudar no combate aos incêndios na Amazônia
O governo de Israel enviará um avião para auxiliar as Forças Armadas brasileiras no combate aos incêndios na Floresta Amazônica. A informação foi dada hoje (25) pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) após reunião, no Palácio do Alvorada, com o presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o assessor para assuntos internacionais da Presidência da República, Filipe Martins. A reunião começou por volta das 15h e durou cerca de duas horas.
Segundo postagem de Eduardo Bolsonaro em sua conta no Twitter, o envio da ajuda foi acertado após um telefonema entre o presidente brasileiro e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
Em telefonema hoje entre o 🇧🇷PR @jairbolsonaro e 🇮🇱PM @netanyahu o Brasil aceitou a ajuda oferecida por Israel de avião munido de equipamentos para apagar incêndios, que somará esforços na missão das Forças Armadas na Amazônia. pic.twitter.com/otmryYTkmG
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) 25 de agosto de 2019
"Em telefonema hoje entre o PR @jairbolsonaro e PM @netanyahu, o Brasil aceitou a ajuda oferecida por Israel de avião munido de equipamentos para apagar incêndios, que somará esforços na missão das Forças Armadas na Amazônia", escreveu o deputado. Ainda segundo ele, o destino da aeronave israelense será definido pelas Forças Armadas brasileiras.
Em seguida, o próprio presidente Jair Bolsonaro confirmou, também no Twitter, a conversa com o líder de Israel e o apoio aéreo para debelar as queimadas na floresta."Em contato telefônico com o primeiro-ministro Benjamin Netanyhu, este reconhece os esforços do Brasil no combate aos focos de incêndio na Amazônia. Aceitamos o envio, por parte de Israel, de aeronave com apoio especiliazado para colaborar conosco nessa operação", tuitou o presidente.
Mais cedo, um despacho do presidente Jair Bolsonaro, publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), autorizou o emprego das Forças Armadas no combate aos incêndios florestais no Acre, Mato Grosso e Amazonas. Com isso, são sete os estados que solicitaram apoio federal nas operações, já que Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará haviam feito o pedido desde a última sexta-feira (23), quando o presidente assinou o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) que permite a atuação dos militares da União. A medida vale para áreas de fronteira, terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental e outras áreas da Amazônia Legal.
Incêndios criminosos
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro,também informou hoje que a Polícia Federal vai investigar integrantes de um grupo que teria planejado atear fogo em áreas de floresta entre os municípios de Altamira e Novo Progresso, sudoeste do Pará, no último dia 10 de agosto, data que chegou a ser batizada, por produtores rurais da região, como "dia do fogo". O caso foi denunciado em uma reportagem da revista Globo Rural.
** O texto foi alterado às 19h para inclusão de informações.
Assista na TV Brasil:
![Solen Feyissa/Flickr Câmara dos EUA aprova projeto de lei para forçar ByteDance a vender TikTok ou sofrer proibição. Foto: Solen Feyissa/Flickr](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Mocidade Independente de Padre Miguel/Instagram Brasília (DF) 19/01/2025 - Carnavalesca da Mocidade Independente, Márcia Lage.
Foto: Mocidade Independente de Padre Miguel/Instagram](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Callaghan O'Hare/Proibida reprodução Donald Trump em Palm Beach County, na Flórida
6/11/2024 REUTERS/Callaghan O'Hare](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Edgar Su/Proibida reprodução Tennis - Australian Open - Melbourne Park, Melbourne, Australia - January 19, 2025 Serbia's Novak Djokovic celebrates at match point during his fourth round match against Czech Republic's Jiri Lehecka REUTERS/Edgar Su](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)