Guedes: Brasil pode ter alta de até 5% do PIB este ano

Segundo ministro, investimento privado deve puxar crescimento

Publicado em 31/05/2021 - 14:01 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em tom otimista, o ministro da Economia, Paulo Guedes, fez um pronunciamento, nesta segunda-feira (31), em evento com investidores estrangeiros e indicou que o país pode crescer até 5% do Produto Interno Bruto neste ano.

Guedes enfatizou que o motor do crescimento do país deve ser deslocado do consumo das famílias, que até então era o responsável por puxar o crescimento econômico, para o investimento privado. 

O ministro citou que a eleição dos novos presidentes da Câmara e do Senado possibilitou uma coalizão parlamentar favorável à aprovação das reformas defendidas pelo Executivo. E destacou as privatizações dos Correios e da Eletrobras, em tramitação no Legislativo, como grandes oportunidades para o investimento estrangeiro no país.

Paulo Guedes disse ainda que o governo pode estender o auxílio emergencial, caso a pandemia se prolongue. A última parcela do benefício será paga em julho.

O evento que o ministro da Economia participou foi o Fórum de Investimentos Brasil 2021, que promove o Brasil para os investidores estrangeiros, e é organizado pelo governo federal, pelo BID – o Banco Interamericano de Desenvolvimento; e pela Apex-Brasil, a Agência Brasileira de promoção de exportações e investimentos.

Edição: Sâmia Mendes/Renata Batista

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo