Câmara aprova proposta que limita juros do cartão de crédito

Publicado em 06/09/2023 - 10:10 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Câmara aprovou a proposta que determina um limite para os juros do cartão de crédito rotativo, aquela modalidade em que a pessoa não paga o valor total da fatura. 

O projeto prevê que, depois de aprovada, sancionada e publicada a lei, as empresas emissoras de cartão terão 90 dias para encaminhar ao Conselho Monetário Nacional uma proposta de regulamentação com definição desse teto. Caso contrário, ficou decidido que os juros não poderão ser maiores que o valor original da dívida. Ou seja, juros de 100% e não de mais de 440% ao ano como é cobrado hoje. 

Outra novidade é a portabilidade do total devedor. A ideia, com isso, é que o consumidor possa buscar juros menores em outras instituições. Essa portabilidade deverá ocorrer sem custos. A empresa não vai poder cobrar por isso. 

A proposta, aprovada por 360 votos a favor e 18 contrários, trata ainda do Desenrola, programa de renegociação de dívidas. O relator, deputado Alencar Santana, do PT de São Paulo, incorporou ao projeto o texto da Medida Provisória que tinha sido editada em junho. É a renegociação de dívidas de até R$ 5 mil para os inscritos no CadÚnico ou com renda menor que dois salários mínimos. A renegociação vale não só para o total devido nos bancos, mas também para fornecedores de água e luz, por exemplo, e também lojas e crédito pessoal consignado. 

O relator incluiu no texto que a Câmara aprovou a validade do Desenrola também para os MEIs, que são os microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. Eles poderão entrar como credores no leilão do Fundo Garantidor de Operações. Isso para facilitar a renegociação de dívidas com clientes. O texto segue agora para o Senado. 

 

Edição: Paula de Castro/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Meio Ambiente

Chuva em SP contribui para extinção de 8 dos 11 focos de incêndio

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros permanecem trabalhando na contenção das chamas em três municípios: Bananal, no Vale do Paraíba; Mococa, na região de Campinas; e Itirapuã, região de Franca.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inpe registra mais de 2 mil focos de incêndios ativos no país

Pará lidera com 1.012 áreas de queimadas; seguido do Mato Grosso, com 420; e o Tocantins, com 279 focos. O Distrito Federal tem o registro de 20 locais com incêndio.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Ministérios Públicos e órgãos ambientais vão combater queimadas

A operação usa o trabalho de inteligência e tecnologia para tentar coibir e punir o desmatamento ilegal. 

Baixar arquivo
Economia

FGV: Monitor do Produto Interno Bruto aponta retração de 0,1% em julho

Em termos financeiros, estima-se que o PIB de 2024 acumulado até julho, em valores correntes, tenha sido de R$ 6,587 trilhões.

Baixar arquivo
Geral

Campanha busca conscientizar a paz no trânsito

Órgãos de trânsito vão promover ações educativas e de reforço da fiscalização. Serão realizadas palestras e seminários com o objetivo de reforçar o tema da campanha: “A paz no trânsito começa com você”.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Distrito Federal pode ter o 2º ano mais seco da história

Neste ano, já são 146 dias sem chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, em 1963, Brasília enfrentou uma estiagem que durou com 163 dias.

Baixar arquivo