Hoje é comemorado o Dia do Pantanal; o bioma é uma das maiores áreas úmidas do planeta
“É um lugar onde o pulso da água faz a nossa vida ser tocada.
No coração da América do Sul, o Pantanal é o lugar onde a água dita o ritmo de animais, plantas e homens, como explicou Laércio Sousa, morador da região.
O bioma é uma das maiores áreas úmidas contínuas do planeta, localizada nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, se estendendo para Bolívia e Paraguai.
Um mosaico, com influências diretas da Amazônia, do Cerrado e da Mata Atlântica, que encanta pela biodiversidade e beleza.
Mas a área corre riscos. O coordenador do programa Cerrado Pantanal, da organização WWF Brasil, Júlio César Sampaio, traz alguns dados preocupantes sobre desmatamento na região.
Há 20 anos trabalhando com o tema, o pesquisador e coordenador do Centro de Pesquisas do Pantanal, Paulo Teixeira de Sousa Júnior, alerta para outros problemas que afetam o bioma.
Mundialmente, com as previsões mais catastróficas, o aquecimento global provocaria a secagem de 85% das áreas úmidas do planeta, liberando uma quantidade muito alta de gás carbônico na atmosfera, piorando as mudanças climáticas.
Regionalmente, Paulo Teixeira aponta os prejuízos que o alto número pequenas centrais hidrelétricas na região e a agropecuária mal-executada, podem causar.
O pantaneiro Laércio Sousa acredita que a proteção do Pantanal está na pecuária tradicional feita há cerca de 300 anos, respeitando os ciclos da região.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, Apenas 4,6% do Pantanal encontram-se protegidos por unidades de conservação, dos quais 2,9% correspondem a UCs de proteção integral e 1,7% a UCs de uso sustentável.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Escolha sua manifestação em apenas um clique.
Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.
Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.
Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.