logo Radioagência Nacional
Internacional

EUA podem contribuir para o Fundo Amazônia

Declaração foi feita em encontro entre presidentes Lula e Biden
Baixar
Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional
11/02/2023 - 13:18
São Luís

O presidente Luís Inácio Lula da Silva está retornando neste sábado (11) ao Brasil, após visita aos Estados Unidos, onde se reuniu com o presidente Joe Biden. O embarque ocorreu por volta de meio-dia e a previsão de chegada é 20h30. Temas como democracia, direitos humanos e meio ambiente foram assuntos centrais na pauta dos dois governos. 

Em comunicado conjunto após o encontro, eles assumiram o compromisso de revitalizar o Plano de Ação Conjunta Brasil-Estados Unidos para a Eliminação da Discriminação Étnico-Racial e Promoção da Igualdade em ambos os países.

Biden anunciou a intenção do país de trabalhar com o Congresso para fornecer recursos para programas de proteção e conservação da Amazônia brasileira, incluindo o Fundo Amazônia. Ele informou que pretende trabalhar para que outros países do G7, grupo de maiores economias do mundo, também contribuam com o fundo.  Outra iniciativa dos dois presidentes foi a de retomar mecanismos de consulta bilateral em temas ambientais, que tinham sido criados em 2015 e paralisados durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na declaração conjunta, o Brasil também recebeu do governo norte-americano um reconhecimento do protagonismo do país em relação às discussões ambientais, ressaltando que "ambos os líderes estão determinados a conferir urgente prioridade à crise climática, ao desenvolvimento sustentável e à transição energética. E que reconhecem o papel de liderança que o Brasil e os Estados Unidos podem desempenhar por meio da cooperação bilateral e multilateral. No comunicado, os líderes expressaram, ainda, a determinação de lutar contra a fome e a pobreza, reforçar a segurança alimentar global, fomentar o comércio e eliminar barreiras, promover a cooperação econômica e fortalecer a paz e a segurança internacionais. 

O presidente Lula convidou o presidente norte-americano a visitar o Brasil. Joe Biden aceitou e esse encontro pode acontecer no próximo ano, quando é celebrado o Bicentenário das relações diplomáticas Brasil-Estados Unidos. 

x