Na sessão dessa terça-feira do Tribunal Superior Eleitoral, a primeira após o primeiro turno, o presidente Alexandre de Moraes destacou os números da eleição, a maior em 90 anos de Justiça Eleitoral. Segundo ele, 80% dos brasileiros participaram, sendo o menor registro de votos brancos e nulo em relação a outros pleitos.
Alexandre de Moraes citou o relatório da Missão de Observação Eleitoral da OEA, Organização dos Estados Americanos, que reitera a total transparência, segurança e auditabilidade das urnas eletrônicas.
Além disso, o ministro disse que a instituição está tomando as medidas necessárias para evitar que os eleitores enfrentem filas no segundo turno.
No domingo, dia 2, eleitores de diversas seções eleitorais em todo o país reclamaram de imensas filas para votar. As filas também foram observas pela missão da OEA.
Foram registrados 118 milhões de votos válidos, 4 milhões de nulos e 1,9 milhão de brancos.
Moraes ressaltou ainda, aumento de candidatos pretos e mulheres que foram eleitas para a Câmara dos Deputados. Segundo o ministro, dos 513 parlamentares, 91 são mulheres, número que representa 17,7% do total. 27 dos eleitos se declararam pretos, 5,26%.
Para o Senado, quatro dos 27 eleitos são mulheres (14,8%) e três são da cor preta (11,1%). Segundo Alexandre de Moraes, as medidas referendadas pelo TSE em relação ao incentivo a essas candidaturas têm surtido efeito.
O presidente do TSE destacou ainda que até o domingo da eleição, foram emitidos mais de 37 milhões de e-Títulos. Pelo mesmo aplicativo foram apresentadas 1.500 justificativas. Do exterior, houve justificativa até da Antártida.