Paes diz que é hora de jogar baixo-astral para o lado e aproveitar os Jogos

A uma semana do início da Rio 2016, o prefeito disse que é hora de

Publicado em 29/07/2016 - 15:43 Por Nielmar de Oliveira – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - O prefeito Eduardo Paes inaugura sala de visitação do Museu do Amanhã, em construção no Pier Mauá, zona portuária do Rio (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O prefeito do Rio garante que problemas foram totalmente superadosArquivo/Agência Brasil

A uma semana do início da Rio 2016, o prefeito Eduardo Paes disse que é hora de “jogar o baixo-astral para o lado, ter orgulho de ser carioca e brasileiro e aproveitar a Olimpíada, maior evento esportivo do mundo, que pela primeira vez é disputada em um país sul-americano.

Paes confessou que se sente ansioso e tem dormido pouco, na expectativa do início dos Jogos. Sobre os problemas que ocorreram na preparação dos espaços destinados aos atletas e à disputa das provas, ele disse que podem acontecer, “em um evento desta dimensão”, mas que o importante é ter capacidade para superá-los a tempo. "É claro que estou ansioso. Durmo bem, mas durmo pouco. Essa ansiedade é natural porque é um momento muito especial da cidade, e as pessoas estão vendo isso. O legado físico [deixado pelos jogos] está aí.”

O prefeito destacou ainda que a cidade está linda e cheia de turistas de todas as partes do Brasil e do mundo.

Sobre os problemas ocorridos na Vila Olímpica, com algumas delegações reclamando das acomodações, Paes garantiu que todos foram superados e que agora os atletas estão curtindo a cidade e a vila. “Agora é hora de olharmos para a frente. O Comitê Organizador mostrou enorme capacidade de recuperação, de enfrentar os problemas que foram surgindo. Esperamos que [tudo que ocorreu] sirva de lição para que possamos olhar, a partir de agora, com mais atenção, checar e rechecar tudo. Então, está superado, a vila tá linda, está todo mundo lá, os atletas estão se divertindo.”

Sobre possíveis falhas na segurança – ontem (28) equipes de reportagem conseguiram passar pelo esquema de segurança e entrar em áreas restritas do Engenhão, palco das provas de atletismo, portando objetos metálicos –, Paes evitou abordar diretamente sobre a questão.

"Segurança é um tema delicado, sobre o qual tenho sempre dificuldade para falar. É preciso perguntar ao ministro da Justiça ou à área responsável pela segurança. O que eu posso falar é que o trabalho das forças de segurança pública é muito importante, sério e delicado. E que era importante ter começado antes [os testes e exercícios] para que houvesse o aprendizado básico de modo que os problemas que fossem surgindo fossem corrigidos a tempo”, ressaltou o prefeito.

Plataforma Google

O prefeito deu as declarações no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, onde participou do lançamento da coleção do Google sobre a história e a cultura do Rio de Janeiro, que inclui fotos panorâmicas, obras de arte, fotografias e tours virtuais pela cidade. A coleção é uma parceria com oito instituições culturais, entre as quais o Santuário Cristo Redentor, os museus do Amanhã e de Arte Moderna, o Instituto Moreira Salles e o Theatro Municipal.

A coleção está disponível na plataforma Google Arts & Cultura e inclui fotos panorâmicas em 360º de mais de 20 locais emblemáticos, como os bairros de Ipanema e Copacabana e a Pedra da Gávea, contendo aproximadamente 3000 imagens, entre fotografias e obras de arte, além de 43 exposições.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias