Índia terá na Rio 2016 a maior delegação da história olímpica do país

Publicado em 04/08/2016 - 18:02 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Sem muita tradição nos Jogos Olímpicos, a Índia participará da Rio 2106 com a maior delegação da história do país. "É um grupo recorde, com quase 100 atletas", informou hoje (4) o presidente da Câmara de Comércio Índia Brasil, Leonardo Ananda, que recepcionará os atletas no sábado (6) à noite, no Espaço Rio de Janeiro, na Gamboa, centro da cidade.

Segundo Leonardo Ananda, comparada com outras olimpíadas, essa é a edição em que a Índia tem maiores chances de medalhas. “Somos o país mais populoso do mundo, com mais de 1,3 bihão de pessoas. Apesar de não termos uma delegação tão expressiva como das potências olímpicas, esperamos bater o recorde de edições anteriores", afirmou.

Conforme o representante da Índia, das 11 modalidades em que os atletas indianos competirão há maiores chances de medalhas no hóquei sobre grama, tiro, badminton e levantamento de peso. No hóquei sobre grama, a Índia acumula 30 vitórias e nove medalhas de ouro em olimpíadas.

Parceiros estratégicos

Além de recepcionar os atletas e autoridades indianas que acompanham a delegação, Ananda informou que a celebração é para divulgar a cultura indiana na cidade do Rio de Janeiro. “Vamos servir comida indiana e apresentar danças clássicas e de filmes indianos. O objetivo é fomentar as relações entre Índia e Brasil em todos os segmentos. Prezamos muito a aproximação política, diplomática, cultural e econômica.”

De acordo com Ananda, os dois países já são parceiros estratégicos nos fóruns internacionais. Acrescentou que em eventos do porte da Rio 2016 há interesse em estreitar e ampliar as relações bilaterais.

"Vamos fazer isso em outubro, durante a reunião do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que ocorrerá em outubro na Índia.”  Ananda adiantou que a Câmara de Comércio Índia-Brasil deverá levar àquele país uma “delegação brasileira forte para divulgar o Brasil."

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias