Congresso Brasileiro de Wikipedia discute difusão do conhecimento

Publicado em 14/10/2016 - 17:20 Por Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

notebook

A pesquisa na rede mundial de computadores já é estimulada hoje nas escolas brasileirasArquivo Agência Brasil

Termina hoje (14), no Rio, o primeiro Congresso Científico Brasileiro de Wikipedia, que durante dois dias apresentou estudos sobre a difusão de conhecimento por meio da enciclopédia livre e coletiva da internet. Entre os temas debatidos estão a produção colaborativa, a inclusão digital e o conhecimento livre.

O curador do evento, Marcio Gonçalves, explica que o encontro reúne pesquisadores de todo o país para apresentar trabalhos e trocar experiências sobre o tema. “São profissionais envolvidos com educação em diversos lugares do Brasil. Dentro da escola, muitos professores utilizam a Wikipedia. O Congresso inova no sentido de reunir os pesquisadores, que têm níveis de mestrado, doutorado, e estão aqui relatando suas experiências, as práticas que fazem dentro dos seus ambientes”.

Segundo Gonçalves, um dos pontos discutidos é a existência de erros nas informações da enciclopédia livre. “As pesquisas estão apontando que há controvérsias no discurso que se estabelece dentro da Wikipedia, portanto é passível de erro. Mas os professores e pesquisadores não vêem isso como um empecilho. Eles utilizam esse erro como forma de motivar estudantes para que eles entrem na Wikipedia e editem [a correção]. A gente quer mostrar que é uma organização aberta, passível de edição, então quando se encontrar um erro, é possível acertá-lo imediatamente”.

Ele afirma que a resistência ao uso da Wikipedia como ferramenta educacional tem diminuído, mas ressalta que ela nunca deve ser utilizada como fonte única de pesquisa. “Nas escolas, os professores já não são tão resistentes quanto ao uso da Wikipedia. Mas é sempre bom lembrar que a Wikipedia é o melhor lugar para começar uma pesquisa, mas é o pior para terminá-la. Porque as informações estão em construção coletiva. Então, um dado hoje pode sofrer uma edição amanhã. A gente sempre estimula que nas escolas se possa sim utilizar a Wikipedia, mas para depois ir a um livro, a uma revista, a uma outra fonte com mais credibilidade”.

Um dos palestrantes do encontro foi o membro da Wikipedia no México Luiz Alvarez Azcárraga. De acordo com ele, a enciclopédia livre em espanhol é uma das dez maiores do mundo e tem crescido mais do que a versão em inglês, apesar de contar com menos editores.

“No México eu acho que a cultura Wiki ainda é baixa. Talvez na Cidade do México seja mais importante, mas na maioria dos estados, por causa da lacuna digital, a penetração da internet é baixa, menos de 50% da população. Então, eu penso que há cerca de mil editores de Wikipedia no México, mas na verdade, há menos. Não temos um número real”.

O evento é uma iniciativa do Grupo Wiki Educação Brasil, afiliado à Wikimedia Foundation, criado em 2015. O grupo é formado por professores, pesquisadores, estudantes e voluntários de diversas áreas do conhecimento, que defendem a popularização da ciência e a inclusão digital.

Edição: Augusto Queiroz

Últimas notícias