Rio de Janeiro registra caso de raiva animal depois de 26 anos
O Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp) do Rio de Janeiro diagnosticou um caso de raiva animal esta semana. O Rio não registra casos de raiva em cães e gatos desde 1995. O caso foi encaminhado por um veterinário de Duque de Caxias, que prestou atendimento a um cão que morreu no dia 6 de maio.
Segundo o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Controle de Zoonoses e Agropecuária (Ivisa-Rio), a Secretaria de Estado de Saúde e o Sistema de Informação de Agravo de Notificação (Sinan) foram informados, e a amostra retirada do animal foi encaminhada ao Instituto Pasteur para determinação da variante viral.
De acordo com o Ivisa-Rio, o animal teve contato direto com um morcego no dia 26 de março e não houve agressão à tutora do cachorro ou aos profissionais de saúde que o atenderam.
O instituto informou que será feita vacinação antirrábica nos dias 15 e 22 maio nos bairros vizinhos ao município de Duque de Caxias. Neste sábado (15), serão imunizados os animais de Parada de Lucas, Vigário Geral e Jardim América, na zona norte do Rio de Janeiro.
![Rovena Rosa/Agência Brasil Trânsito e risco de alagamentos na Marginal Tietê.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília (DF), 03/11/2023, Prédio da AGU. Fachada da Advocacia Geral da União. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Thais Magalhães/CBF/Direitos Reservados troféu, copa do mundo de futebol feminino, Rio de Janeiro, taça](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Valter Campanato/Agência Brasil Supremo Tribunal Federal (STF)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![rawpixel.com / Chanikarn Thongsu Fraude, golpe, cibercrime, telefone celular- Idec aponta fragilidades na segurança de aplicativos de bancos. Foto: rawpixel.com / Chanikarn Thongsupa](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)