Comunidades quilombolas do Sítio Antas, no Ceará, são reconhecidas

Publicado em 03/05/2024 - 16:16 Por Gabriel Correa - repórter da Rádio Nacional - São Luís

As comunidades quilombolas do Sítio Antas, no município de Aurora, sul do Ceará, e a Caitano, na cidade de Santa Helena de Minas, norte mineiro, foram oficialmente reconhecidas, nessa quinta-feira (2), pela Fundação Cultural Palmares.

Com a medida, os moradores dos dois territórios passam a ter acesso às políticas públicas para os descendentes das populações que resistiram ao regime escravocrata no país.

Um decreto presidencial de 2003, que regulamente esse processo, define essas comunidades como “grupos étnicos-raciais, segundo critérios de autoatribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra" e ligada à "resistência à opressão histórica sofrida”.

Nessas duas décadas, foram certificadas mais de 3,6 mil comunidades pelo país, o equivalente a mais de 1,3 milhão de brasileiros.

O processo de reconhecimento pela Fundação Palmares começa com a manifestação da própria comunidade, junto com a ata da reunião, ou assembleia, que trata da autodeclaração, e com um histórico daquela população. Uma vez certificadas, as famílias podem reivindicar o direito de uso da terra junto ao Incra; e que as tradições culturais dos locais sejam mantidas.

De acordo com a Fundação Palmares, existem hoje cerca de 90 processos já analisados, mas que aguardam a resolução de "pendências", principalmente, a entrega da ata e do histórico por parte das comunidades. Outros 110 processos estão em análise técnica. A maioria, aqui no Maranhão, o segundo Estado com maior população quilombola do país.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Fran de Paula

Últimas notícias
Educação

Número de matrículas no ensino superior cresce 5,1% em 2022

A 14ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil aponta que a rede privada segue liderando, e representa 88% das instituições de ensino superior do país, com um total de 78% das matrículas. 

Baixar arquivo
Esportes

CBF anuncia adiamento de jogos de times gaúchos em competições

A CBF anunciou o adiamento dos jogos dos times gaúchos em todas as competições nacionais até 27 de maio por conta da tragédia de enchentes no Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo
Economia

Aposentados e pensionistas precisam declarar Imposto de Renda?

Saiba em quais situações aposentados e pensionistas precisam declarar Imposto de Renda. Saiba também qual é a alíquota a ser paga no IR 2024. 

Baixar arquivo
Geral

RS: decreto de calamidade pública valerá até 31 de dezembro de 2024

Senado e Câmara aprovaram o decreto legislativo que reconhece o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul em razão das fortes chuvas.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas no RS afetam 1,5 milhão de pessoas; 95 morreram

Até o momento, 131 pessoas estão desaparecidas, 159 mil desalojadas; 49 mil em abrigos e 372 feridas devido às enchentes no Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo
Geral

RS: agricultores, assentados e quilombolas contabilizam prejuízos

Gaúchos do campo perderam casas, galpões, currais, plantações e colheitas. A força das águas também levou animais e maquinário. 

Baixar arquivo