Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

Publicado em 24/04/2024 - 20:34 Por Joana Côrtes - Rádio Nacional de São Paulo

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens. A declaração, de acordo com a Agência Reuters, foi feita em uma conversa com correspondentes estrangeiros na noite desta terça-feira.

É a primeira vez que um chefe de Estado português reconhece publicamente a culpa pela escravidão no Brasil. No ano passado, Rebelo de Sousa já havia dito que Portugal deveria se desculpar pela escravidão transatlântica e pelo colonialismo, mas não chegou a pedir desculpas oficialmente.

O presidente de Portugal também disse que sugeriu ao seu governo fazer reparações pela escravidão e afirmou que seu país "assume total responsabilidade pelos danos causados". No entanto, ele não especificou de que forma a reparação será feita.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, comentou as declarações do presidente de Portugal. Ela destacou que esse debate é fruto de séculos de cobrança da população negra.

Anielle também reforçou que a declaração precisa ser seguida de ações concretas e que a equipe do governo brasileiro já está em contato com o governo português para dialogar sobre quais passos serão tomados em relação a medidas de reparação.

Para o doutor em História, Petrônio Domingues, Portugal precisa ir muito além de uma declaração pública de reconhecimento da culpa pela escravidão. Especialista em História das populações negras e das experiências afro-diaspóricas, o professor da Universidade Federal de Sergipe acredita que as ações de reparação precisam ser efetivas e focadas no presente.

Portugal foi o país que mais traficou na era colonial. Quase seis milhões de pessoas foram escravizadas à época, ou seja, quase metade do total. Entre os séculos XVI e XX, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Timor Leste foram submetidos ao domínio português.

 

 

Edição: Roberta Lopes e Líria Jade

Últimas notícias
Economia

Contribuintes do RS receberão mais de R$ 1 bilhão em restituição do IR

Cerca de 900 mil gaúchos serão beneficiados com o pagamento do primeiro lote em 31 de maio.

Baixar arquivo
Geral

Em 2022, taxa de analfabetismo entre indígenas cai para 16%

Mesmo assim, o grupo ainda é aquele com maior proporção de analfabetos no Brasil.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil vai sediar Copa do Mundo Feminina em 2027

Pela primeira vez, o Brasil será sede da Copa do Mundo Feminina de Futebol, que vai acontecer em 2027. Na madrugada dessa sexta-feira (17), nosso país foi escolhido para ser o primeiro da América do Sul a receber a competição.

Baixar arquivo
Economia

Saque-Calamidade está disponível a trabalhadores de 59 cidades do RS

Os beneficiados podem fazer a solicitação pelo aplicativo FGTS, no telefone celular, e o valor máximo para retirada é de R$ 6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo da conta.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Portugal inaugura estátua inspirada no Cristo Redentor

Com 28 metros de altura, foi inaugurada, em 17 de maio de 1959, uma grande estátua no Santuário do Cristo Rei, em Portugal.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quinta e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, jogando no Independência, o Cruzeiro venceu a Unión La Calera por 1 a 0. 

Baixar arquivo