Blocos tradicionais levam humor, ironia e críticas às ruas do Rio

A festa começa nesta sexta-feira (9), com a apresentação do Bloco

Publicado em 08/02/2018 - 08:58 Por Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - Foliões desfilam no Bloco das Carmelitas, que percorre o bairro turístico de Santa Teresa (Fernando Frazão/Agência Brasil)

No Bloco das Carmelitas, foliões se vestem como as freiras para encobrir a religiosa que, segundo a lenda, teria fugido do convento para pular carnavalArquivo/Fernando Frazão/Agência Brasil

A partir desta sexta-feira (9), mais de uma dezena de blocos da Associação Independente de Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Tereza e Centro da Cidade (Sebastiana) levam bom humor, ironia e críticas às ruas da cidade.

A festa terá início ainda nesta sexta-feira, com a apresentação do Bloco Carmelitas e seus cerca de seis mil foliões que ocuparão o pequeno bairro de Santa Teresa, na região central da cidade. O bloco homenageia o Convento das Carmelitas, que teria dado início ao bairro. Os foliões e amantes do bairro criaram a lenda de que, todo ano, uma freira pula o muro do convento para brincar o carnaval na sexta e volta para a clausura na terça.

Por isso, virou tradição que homens e mulheres vistam hábitos de freira – ou pelo menos o capuz na cabeça –, para que a “fujona” possa brincar em paz, sem ser facilmente reconhecida. Além das fantasias de freiras, passou a fazer parte do bloco também uma grande boneca, que se apresenta para o público como a carmelita mais animada.

Ao todo, os 11 blocos da Sebastiana farão 14 desfiles até a terça-feira de carnaval (13). O Carmelitas, que abre as festividades, se concentra a partir das 13h, com uma marchinha de crítica à intolerância e à censura. Em seguida, saem às ruas blocos como o do Barbas, que sai no sábado de carnaval (10); no domingo (10), saem o bloco infantil Que Caquinha é Essa? e o adulto Que Merda é Essa?, ambos com concentração na rua Garcia D'Ávila, em Ipanema.

Depois de arrastar mais de 250 mil pessoas no último sábado (2) com o Samba da Adivinhação, com críticas ao prefeito Marcelo Crivella e sua gestão, o Simpatia É Quase Amor faz seu segundo desfile no domingo, às 16h, saindo das imediações da Praça General Osório – este ano, o bloco foi impedido pela Guarda Municipal de se concentrar na praça, o que fazia há quase 40 anos.

Na segunda (12) às 8h30, é a vez do Bloco Virtual desfilar pela Avenida Atlântica, do Posto 1 até a Pedra do Leme. Na terça-feira (13), último dia de carnaval, o Bloco das Carmelitas faz seu segundo desfile em Santa Teresa, com concentração a partir das 8h no Largo do Curvelo.

Quem encerra a folia, às 17h, no Leme, na zona sul, é o Meu Bem, Volto Já!, que sai da Avenida Princesa Isabel, entra na Avenida Atlântica e segue até a Praça Almirante Júlio de Noronha, no costão do Leme. O bloco tem como tema Por um Rio de desejos!. A concentração está marcada para as 16 horas, na esquina da Avenida Princesa Isabel com Rua Viveiros de Castro.

Confira a programação completa dos blocos da Sebastiana no carnaval

Bloco das Carmelitas
9 de fevereiro (sexta-feira)
Local: Esquina da Ladeira de Santa Teresa com Rua Dias de Barros, Santa Teresa
Horário: 15h
Concentração: 13h

Bloco do Barbas
10 de fevereiro (sábado)
Local: Rua Arnaldo Quintela, na esquina com a Rua Assis Bueno, Botafogo
Horário: 16h
Concentração: 14h

Que Caquinha é Essa? (baile infantil, sem desfile)
11 de fevereiro (domingo)
Local: Bar Paz e Amor – Rua Garcia D’Ávila, 173, esquina com Rua Nascimento Silva, Ipanema
Horário: das 10 h às 12h

Que Merda é Essa?
11 de fevereiro (domingo)
Local: Bar Paz e Amor – Rua Garcia D’Ávila, 173, esquina com Rua Nascimento Silva, Ipanema
Horário: 13h
Concentração: 12h

Simpatia É Quase Amor
11 de fevereiro (domingo)
Local: Próximo à Praça General Osório, Ipanema
Horário: 16h
Concentração: 14h

Bloco Virtual
12 de fevereiro (segunda-feira)
Local: Praça do Leme
Horário: 08h30
Concentração: 8h

Bloco das Carmelitas
13 de fevereiro (terça-feira)
Local: Largo do Curvelo. No segundo desfile do Carnaval 2016, o bloco desce a Rua Joaquim Murtinho e vai até as Escadinhas de Santa Teresa
Horário: 10h
Concentração: 8h

Meu Bem, Volto Já!
13 de fevereiro (terça-feira)
Local: Avenida Princesa Isabel, esquina com a Rua Barata Ribeiro, Copacabana
Horário: 17h
Concentração: 15h

Edição: Lidia Neves

Últimas notícias