Pezão exonera secretário que deu declarações consideradas homofóbicas

Publicado em 17/02/2016 - 21:43 Por Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O governador Luiz Fernando Pezão exonerou na noite de hoje (17) o secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Ezequiel Teixeira. Pela manhã, em entrevista coletiva após uma solenidade no Palácio Guanabara, Pezão repudiou as declarações favoráveis à “cura gay” e contrárias aos casamentos homoafetivos, dadas pelo secretário em entrevista ao jornal O Globo, e disse que chamaria Teixeira “para uma conversa”.

De acordo com nota divulgada pela assessoria de imprensa do governo fluminense, o cargo de secretário de Assistência Social e Direitos Humanos será ocupado pelo atual secretário de Governo, Paulo Melo. Para o lugar de Melo, irá o atual chefe de gabinete do governador, Affonso Monnerat. As mudanças serão publicadas no Diário Oficial do Estado, nesta quinta-feira (18).

As declarações que motivaram a exoneração de Ezequiel Teixeira foram dadas em entrevista que concedeu para explicar os motivos do esvaziamento do Rio Sem Homofobia, programa subordinado à secretaria e responsável pelos centros de assistência à população LGBT, entre outros serviços. Na entrevista, o secretário disse que o esvaziamento do programa se devia à situação financeira do estado.

O fechamento dos centros de Cidadania LGBT e do serviço de teleatendimento Disque Cidadania LGBT, com a demissão dos funcionários que neles trabalhavam, foram condenados pela Defensoria Pública do Estado. A Ordem dos Advogados do Brasil – seção Rio de Janeiro (OAB-RJ), por sua vez, pediu a exoneração de Teixeira por causa de suas declarações.

Pastor evangélico, Ezequiel Teixeira foi eleito em 2014 deputado federal pelo Solidariedade, partido que trocou em 2015 pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB). Deixou o mandato para assumir, a convite do governador Pezão, a secretaria estadual de Assistência Social e Direitos Humanos.


Fonte: Pezão exonera secretário que deu declarações consideradas homofóbicas

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias