Mantega: investidores da Petrobras não devem se deixar levar por volatilidade

Publicado em 14/05/2014 - 18:02 Por Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O ministro Guido Mantega fala na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara sobre a aquisição da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), pela Petrobras (Antônio Cruz/Agência Brasil)

O ministro Guido Mantega diz que ações da Petrobras têm ativos sólidosAntonio Cruz/Agencia Brasil

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje (14) que a Petrobras tem ativos sólidos e que os investidores da estatal não devem se deixar influenciar pela volatilidade do mercado. De acordo com ele, é normal que em tempos de crise as ações caiam. Presidente do Conselho de Administração da empresa, Mantega falou em audiência pública nas comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.

“Aqueles cidadãos que compraram ações da Petrobras compraram um ativo da mais alta valorização. É um ativo que está lastreado em reservas que só aumentaram. A Petrobras é uma empresa das mais valiosas. Não podemos ir atrás de volatilidade de mercado. Os ativos da Petrobras são os mais sólidos. Quem apostar, terá um retorno no tempo devido”, declarou o ministro aos deputados.

Mantega reafirmou a explicação do governo federal e da presidenta da Petrobras, Graça Foster,  para a compra da Refinaria de Pasadena em 2006. A aquisição, que envolveu US$ 1,25 bilhão, acabou revelando-se um prejuízo. Segundo o ministro, faltavam informações ao Conselho de Administração da estatal e à presidenta Dilma Rousseff à época da compra. “Tenho certeza que os conselheiros não tinham as informações plenas para tomar a decisão”, disse Guido Mantega. Mais cedo, ele havia destacado que não era conselheiro da Petrobras na época e que, posteriormente, foi contra a aquisição da segunda metade da refinaria.

Falando aos deputados das mesmas comissões da Câmara, em abril, Graça Foster disse que, na ocasião da compra, houve falhas por parte da direção da área internacional da empresa ao apresentar o projeto ao Conselho de Administração. De acordo com ela, duas cláusulas foram omitidas. A Presidência da República divulgou nota afirmando que Dilma se baseou em um parecer “falho” quando votou favoravelmente à compra de 50% da refinaria.

Edição: Beto Coura

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.