Chuvas elevam nível de reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste

No início o mês, o nível era 16,8% da capacidade máxima de

Publicado em 10/02/2015 - 15:06 Por Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Cantareira

Nível de reservatórios que formam Sistema Cantareira passou de 5,9% ontem para 6,1% hoje  Sabesp/Divulgação

O nível dos reservatórios das hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste subiu um pouco nos primeiros dias de fevereiro. No início o mês, o nível registrado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico era 16,8% da capacidade máxima de armazenamento. Ontem (9), o nível chegou a 17,4%.

Ainda assim, os reservatórios das duas regiões estão com seus níveis em menos da metade do registrado em fevereiro do ano passado, quando chegaram a 37,6%. Em 2001, época do racionamento de energia determinado pelo governo federal, os índices de armazenamento variavam entre 31,4% e 33,4% na região. O Subsistema Sudeste/Centro-Oeste concentra 70% da capacidade de armazenamento dos reservatórios do país.

Na Região Nordeste, ocorreu uma pequena queda do nível dos reservatórios, passando de 16,3%, no início do mês, para 16,1%, ontem. No Sul, apesar de os reservatórios estarem em um nível confortável, também houve queda, de 59,4% para 54,3%. Na Região Norte, o nível dos reservatórios aumentou de 34,8% para 35,9% da capacidade máxima de armazenamento.

Na semana passada, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico informou que o risco de déficit de energia nas regiões Sudeste e Centro-Oeste subiu de 4,9%, em janeiro, para 7,3%, este mês. No Nordeste, o índice manteve-se estável, em 1,2%. 

Edição: Marcos Chagas

Últimas notícias