Metalúrgicos da GM entram em greve contra demissões

Publicado em 10/08/2015 - 10:34 Por Marli Moreira – Repórter da Agência Brasil - São Paulo
Atualizado em 10/08/2015 - 11:15

Os metalúrgicos da fábrica da General Motors (GM), em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, iniciaram hoje (10) greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia, no começo da manhã e tem o objetivo de pressionar a montadora para abrir negociações e rever as demissões anunciadas no último sábado (8).

De acordo o sindicato da categoria, compareceram à assembleia mais de 4 mil trabalhadores dos 5,2 mil que atuam na unidade onde são produzidos os modelos S10 e Trailblazer, além de motores, transmissão e kits para exportação. O número exato de demitidos ainda não foi informado pela GM, mas pelo menos 250 metalúrgicos teriam sido informados por telegrama do seu desligamento da empresa.

Para hoje (10) estava previsto o retorno de 798 empregados que estavam afastado pelo sistema layoff (suspensão temporária dos contratos do trabalho) desde o último dia 9 de março. Estes metalúrgicos não estão entre os demitidos porque têm estabilidade garantida por mais três meses.

“Fomos surpreendidos na véspera do Dia dos Pais com essa ação unilateral da GM e queremos que esse processo seja revertido porque a montadora ainda tem muita gordura para queimar”, afirmou o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Renato de Almeida.

Ele informou que vai pedir uma reunião com a diretoria da GM para discutir uma solução para a crise no emprego. Segundo o sindicalista, de janeiro até agora, as montadoras instaladas no Brasil já cortaram mais de 8 mil postos de trabalho. “Não podemos aceitar que os trabalhadores sejam penalizados e paguem o preço da crise política e econômica.”

O líder sindical disse que, além dos piquetes para convencer os metalúrgicos dos demais turnos a cruzar os braços, a categoria poderá fazer também passeatas.

Em nota, a montadora afirma que a greve na unidade da empresa em São José dos Campos “só contribui para agravar a séria crise que afeta hoje a GM e a indústria automotiva”. A GM diz que tem procurado evitar as demissões recorrendo a férias coletivas, layoffs e programas de desligamento voluntário. “No entanto, essas medidas não foram suficientes diante da expressiva redução da demanda no mercado brasileiro, que registra queda em torno de 30% desde janeiro do ano passado.”

Ainda segundo a nota, os desligamentos visam a adequar o quadro da empresa à atual realidade do mercado, com o propósito de resgatar a competitividade e viabilidade do negócio. A montadora diz que lamenta a decisão do sindicato de convocar a greve e que se mantém disponível para dialogar e encontrar alternativas para manter a unidade competitiva em um contexto de grande transformação no mercado brasileiro.

Atualizada às 11h15

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias