MEC anuncia nova equipe

Publicado em 12/02/2014 - 20:50 Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O Ministério da Educação (MEC) anunciou hoje (12) os nomes que passam a compor a nova equipe da pasta. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) terão novos presidentes. Além disso, serão nomeados dois novos secretários.

O ex-presidente do Inep Luiz Cláudio Costa será o secretário executivo do MEC, no lugar do ministro Henrique Paim. Para o lugar de Costa, será nomeado Chico Soares. O atual secretário da Educação Básica, Romeu Caputo, será o novo presidente do FNDE, e Yvelise Arco-Verde responderá interinamente pela secretaria.

Já Aléssio Barros, como antecipado pela Agência Brasil, assumirá o posto de secretário de Educação Profissional e Tecnológica, no lugar de Marco Antonio de Oliveira, que segue para a Casa Civil, onde vai compor a equipe do ministro Aloizio Mercadante.

Luiz Cláudio Costa é professor da Universidade Federal de Viçosa, onde foi reitor de 2008 a 2011. Recentemente, foi secretário de Ensino Superior do MEC e assumiu a presidência do Inep em 2012. Romeu Caputo atua no MEC desde 2007. Foi coordenador geral de Planejamento e Gestão e diretor de Articulação com os Sistemas de Ensino, na Secretaria de Educação Básica. Em 2013, assumiu como secretário.

Chico Soares é professor titular, aposentado, da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi membro de comitês consultivos do Inep e do Instituto Nacional de Evaluation Educativa do México. Atualmente, é membro do Conselho Nacional de Educação e do Conselho de Governança, do movimento Todos pela Educação.

Aléssio Trindade é professor do Instituto Federal da Paraíba desde 1994. Foi diretor de Ensino do Instituto Federal de Alagoas em 2005, reitor do Instituto Federal de Brasília e coordenador da Câmara Técnica de Pesquisa e Inovação do  Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, de 2009 a 2011. Atualmente, é diretor de Desenvolvimento da Rede Federal.

 

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias