Fies tem 249,9 mil novos contratos e prazo para adesão termina amanhã

Publicado em 29/04/2015 - 16:12 Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil - Brasília

enem estudante

Prazo para renovações de contratos antigos do Fies vai até 29 de maioImagem de Arquivo/Agência Brasil

O sistema do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) registrou 249.954 novos contratos até a noite de ontem (28), segundo balanço divulgado hoje (29) pelo Ministério da Educação (MEC). O prazo de adesão termina nesta quinta-feira (30). 

De acordo com nota divulgada pela pasta, o MEC e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) têm monitorado o sistema para garantir o pleno atendimento a quem ainda pretende fazer a inscrição. Caso o estudante tenha alguma dúvida pode entrar em contato com a central de atendimento, pelo telefone 0800 616161.

O prazo para renovação dos contratos antigos vai até 29 de maio. Segundo o MEC ainda faltam ser renovados 156.940 contratos. A pasta reafirmou o compromisso de aditamento de todos os contratos. 

O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições.

Neste ano, começaram a vigorar novas regras do sistema. Só terão direito aos novos contratos os candidatos que tiverem obtido no mínimo 450 pontos na média do Enem e não terem tirado 0 na redação. Em relação aos cursos, estão sendo priorizados para os novos contratos os que obtiveram nota 5, pontuação máxima dada pelo MEC. Todos serão atendidos.

Para o financiamento de graduações com notas 3 e 4 serão considerados alguns aspectos regionais, com prioridade para localidades e cursos que historicamente foram menos atendidos. Antes as contratações podiam ser feitas ao longo de todo o ano e não havia limite de nota no Enem. 

Tanto as renovações quanto as adesões devem ser feitas pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

Edição: Marcos Chagas

Últimas notícias