Agência prorroga redução do volume de água no Rio Paraíba do Sul
A Agência Nacional de Águas (ANA) prorrogou até 31 de julho a redução do volume de água que chega à Barragem de Santa Cecília, no Rio Paraíba do Sul, de 190 metros cúbicos por segundo para 173 metros cúbicos por segundo. A resolução foi publicada hoje (26) no Diário Oficial da União.
Segundo a agência, a medida visa a preservar o estoque de água disponível no reservatório equivalente da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul, composto pelos reservatórios de Paraibuna, Santa Branca, Jaguari e do Funil, por causa do menor nível de chuva combinado com baixos volumes de água armazenados. Em 1º de junho, o armazenamento da Bacia do Paraíba do Sul era 33,8%. A medida levou em consideração a importância da bacia para o abastecimento de várias cidades, inclusive da região metropolitana do Rio de Janeiro.
No início de maio, a ANA já havia prorrogado até 31 de julho a redução da água que é liberada pelos reservatórios de Sobradinho e Xingó, no Rio São Francisco. Com isso, ambos continuam autorizados a liberar a partir de 1.100 metros cúbicos por segundo em vez do patamar mínimo de 1.300 metros cúbicos por segundo. A medida tem por objetivo garantir a produção de energia do Sistema Nordeste e atender ao uso múltiplo dos recursos hídricos por causa da estiagem na Bacia do São Francisco nos últimos anos.




Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Escolha sua manifestação em apenas um clique.
Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.
Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.
Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.