Haddad quer reunir prefeitos para tentar resolver crise hídrica de São Paulo

Publicado em 22/01/2015 - 15:10 Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Fernando Haddad

SP:  Haddad  quer  mobilizar  prefeitos  para  ajudar

no combate à crise hídrica Arquivo/Agência Brasil

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, informou hoje (22) que está articulando uma reunião entre os prefeitos das 30 cidades abastecidas pela Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp) com o novo secretário estadual de Recursos Hídricos, Benedito Braga.

O objetivo é unir esforços para combater a crise hídrica do estado. Após participar do lançamento dos Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município (Irbem), Haddad disse que se prontificou a convocar a reunião por entender que fará diferença se os prefeitos, recebendo orientação firme, se mobilizarem para ajudar.

Segundo Haddad, o secretário já respondeu positivamente à proposta de reunião e propôs algumas datas. "[Ele] tem interesse em se reunir com os prefeitos, que querem colaborar com o governo do estado para superar o problema”, acrescentou.

O prefeito disse que a atitude de Braga mostra uma mudança de postura do governo estadual. Ele lembrou que, no ano passado, reuniões foram marcadas, mas não realizadas. "Não tivemos oportunidade de sentar com o secretário e os prefeitos de cidades abastecidas pela Sabesp para alinhar os esforços.”

Pesquisa divulgada hoje pela Rede Nossa São Paulo mostra que 68% dos paulistanos já tiveram problemas com abastecimento de água na própria casa ou de algum parente nos últimos 30 dias.

Para 42% dos entrevistados, os problemas de abastecimento são causados por falta de planejamento do governo estadual. A crise é atribuída à falta de chuvas para 29% dos consultados, enquanto 15% dos culpam a Sabesp pela falta d'água.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias