Polícia Federal prende Cesare Battisti em São Paulo

Ex-ativista ficará preso na Superintendência da PF até ser deportado

Publicado em 12/03/2015 - 19:12 Por Michèlle Canes - Repórter da Agência Brasil - Brasília
Atualizado em 12/03/2015 - 20:08

O ex-ativista italiano Cesare Battisti foi preso hoje (12) na cidade de Embu das Artes, em São Paulo. O anúncio foi feito pela Polícia Federal (PF) em nota à imprensa. Segundo o texto, a PF “cumpriu mandado de prisão administrativa para fins de deportação do italiano Cesare Battisti”. O mandado foi expedido pela 20ª Vara da Justiça Federal no Distrito Federal.

Até a deportação, Battisti ficará preso na Superintendência Regional da PF em São Paulo. “Todas as medidas administrativas necessárias para o cumprimento da deportação estão sendo tomadas”, diz a nota. A PF não informou para que país Batistti será enviado. 

Cesare Battisti

O ex-ativista italiano foi preso em São Paulo e

pode ser deportado    ArquivoAgência Brasil

No início deste mês o italiano teve o visto brasileiro cancelado. A juíza federal de primeira instância em Brasília Adverci Rates Mendes de Abreu, atendendo a pedido do Ministério Público Federal, considerou ilegal ato do Conselho Nacional de Imigração, que concedeu a Battisti o visto de permanência definitiva no Brasil.

Para a juíza, o italiano deve ser deportado, o que não afrontaria a decisão presidencial de não extraditá-lo, tomada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2010. Na decisão, a magistrada determinou que a União implemente procedimento de deportação para o México ou a França, países pelos quais Battisti passou antes de chegar ao Brasil.

O ex-ativista foi condenado na Itália à prisão perpétua por homicídio.  Em 2004, ele fugiu para o Brasil, onde foi preso três anos depois. O governo italiano pediu extradição dele, que foi aceita pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, no último dia de seu mandato, Lula decidiu que Battisti deveria ficar no Brasil, e o ato foi confirmado pelo STF em seguida. 

 

Matéria ampliada às 19h34 e às 20h08 para acréscimo de informações 

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias