Protesto contra desvios na merenda bloqueia Avenida Paulista

Publicado em 28/04/2016 - 10:57 Por Fernanda Cruz – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Estudantes interditam a Avenida Paulista em protesto contra fraudes na compra de merenda escolar no estado de São Paulo

São Paulo - Estudantes interditam a Avenida Paulista em protesto contra fraudes na compra de merenda escolar no estadoMídia Ninja/Facebook

Alunos de escolas estaduais e do ensino técnico bloquearam, às 10h40, a Avenida Paulista no sentido Paraíso, em protesto por melhorias na educação e punição aos desvios de recursos destinados à merenda escolar. A concentração do ato começou às 8h no vão-livre do Museu de Arte de São Paulo (MASP), na Avenida Paulista.

Os estudantes pretendem seguir pela Avenida Brigadeiro Luís Antônio até a sede da Secretaria Estadual de Educação e encerrarão o ato em frente ao Centro de Paula Souza, órgão responsável pelo ensino técnico no estado, na região central. Antes do ato, a Polícia Militar havia informado que, caso os alunos bloqueassem qualquer rua ou avenida da cidade por mais de 10 minutos, os policiais usariam das medidas necessárias para retirá-los. A manifestação segue pacífica.

Fraudes

Uma força-tarefa da Polícia Civil e do Ministério Público investiga, na Operação Alba Branca, deflagrada no dia 19 de janeiro, um esquema de fraude na compra de merenda escolar de prefeituras e do governo paulista. Segundo o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) de Ribeirão Preto, as fraudes na contratação da merenda, ocorridas entre 2013 e 2015, chegam a R$ 7 milhões, dos quais R$ 700 mil foram destinados ao pagamento de propina e comissões ilícitas.

De acordo com o Gaeco, os crimes envolvem 20 municípios: Americana, Araras, Assis, Bauru, Caieiras, Campinas, Colômbia, Cotia, Mairinque, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Novaes, Paraíso, Paulínia, Pitangueiras, Ribeirão Pires, São Bernardo do Campo, Santa Rosa de Viterbo, Santos e Valinhos.

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias