Governador do Rio sanciona lei que autoriza venda das ações da Cedae
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília - o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, durante reunião do Fórum de Governadores (Marcelo Camargo/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Brasília - o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, durante reunião do Fórum de Governadores (Marcelo Camargo/Agência Brasil)](/sites/default/files/atoms/image/1065730-1%20-%2015022017_img_3977.jpg)
Lei sancionada por Pezão foi aprovada sob protesto de funcionários da companhia
O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, sancionou a lei que autoriza a venda das ações da Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae) após a aprovação pela Assembleia Legislativa (Alerj) no último dia 20. O texto foi publicado hoje (8) no Diário Oficial do Estado.
O Executivo estadual privatizará a companhia como uma das condições para receber um empréstimo de R$ 3,5 bilhões do governo federal. Os recursos serão para pagar prioritariamente servidores ativos, inativos e pensionistas.
A avaliação e a estruturação da operação de venda da Cedae devem ser definidas, segundo o projeto de lei enviado à Alerj, em seis meses. Este prazo é prorrogável por mais seis meses. Nesse período, segundo o governo estadual, o processo será debatido com a sociedade, a prefeitura do Rio e os demais municípios.
A privatização da Cedae foi alvo de protestos dos funcionários da companhia e de manifestantes em frente à Alerj. Servidores também protestaram contra a venda da empresa, em frente à sede, no centro da capital fluminense. A Cedae atende a cerca de 12 milhões de pessoas em 64 municípios e tem 5.940 funcionários.
![carlosbrandaoma/X Estreito-MA 23/12/20224 Governador do Maranhão em Estreito para averiguar a situação da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que desabou neste domingo. Foto Reprodução do Instagram/ / governador/ Carlos Brandão](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Florion Goga/proibida a reprodução Fotos memoriais de reféns sequestrados durante o ataque de 7 de outubro do Hamas a Israel em Tel Aviv, Israel
12/08/2024
REUTERS/Florion Goga](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arte/EBC Destaque Concurso Unificado. Foto: Arte/EBC](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Carlos Barria/Proibida reprodução Corpos no chão ao lado de veículos de emergência perto do local de acidente aéreo
30/1/2025 REUTERS/Carlos Barria](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)