MPDFT apura vazamento de dados em empresa de crédito

Publicado em 04/09/2018 - 20:50 Por Jonas Valente – Repórter Agência Brasil - Brasília

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) abriu inquérito para apurar um possível vazamento de dados da empresa de crédito Boa Vista SCPC. A portaria, de autoria da Comissão de Proteção de Dados Pessoais do órgãos, foi divulgada hoje (4).

O objetivo do MPDFT é avaliar as circunstâncias e os responsáveis pelo incidente de segurança. Conforme divulgado em veículos especializados ontem (3), dados de cidadãos armazenados pela firma de crédito Boa Vista SCPC teriam sido expostos.

Segundo a portaria de instauração do inquérito, a empresa tem mais de 350 milhões de cadastros, entre pessoas físicas e jurídicas (inclusas empresas que já faliram ou que não estão em funcionamento). A comissão autora do inquérito informou inclusive estar de posse do arquivo inicial sobre o incidente de segurança.

Pela Lei do Cadastro Positivo (8078, de 2011), pontua o documento de portaria do inquérito, a financeira é considerada gestora. Assim, possui “responsabilidade objetiva e solidária pelos danos materiais e morais que causar aos cadastrados”.

Procurada pela reportagem, a empresa Boa Vista SCPC ainda não se manifestou.

Edição: Carolina Pimentel

Últimas notícias