Inglaterra e Japão avançam; Argentina sonha com a classificação

Publicado em 19/06/2019 - 18:07 Por Carlos Molinari - jornalista da TV Brasil - Brasília

Inglaterra e Japão garantiram vaga para as oitavas de final da Copa do Mundo de Futebol Feminino. A Argentina torce por dois empates nos jogos Camarões x Nova Zelândia e Chile x Tailândia, para conseguir avançar no Mundial.

Argentina x Escócia

Jogadora Florencia Bonsegundo da seleção argentina comemora gol na Copa do Mundo de Futebol Feminino
Jogadora Florencia Bonsegundo da seleção argentina comemora gol na Copa do Mundo de Futebol Feminino - Gonzalo Fuentes/Reuters/Direitos reservados

Foi um jogão! Mas o empate não foi bom para ninguém.

Era o jogo das desesperadas. Argentinas e escocesas precisavam vencer para conseguir uma vaga nas oitavas de final, como uma das melhores terceiras colocadas da primeira fase.

A Argentina estava melhor. Aos 16 minutos, em cruzamento para a área, Larroquette cabeceou no travessão. No rebote, Jaimes chutou em cima da goleira Alexander. Poderia ter sido o primeiro gol do país neste Mundial.

Como quem não faz, leva... a Escócia foi ao ataque. Cuthbert chuta forte, Correa espalma. Na segunda oportunidade, Cuthbert tocou e Little empurrou pra rede: 1 a 0.

No 2º tempo, logo com 3 minutos, após uma bola alçada na área, a camisa 5, Beattie testa firme para o gol, sem chances de defesa para a goleira Correa: 2 a 0. O sonho da classificação estava muito vivo para a Escócia.

Com a Argentina entregue, sem fazer um gol sequer, a Escócia foi além do que podia imaginar. Aos 23 minutos, numa cobrança de escanteio, após a bola bater na trave da goleira Corrêa, Cuthbert, livre, dentro da pequena área, ampliou para 3 a 0.

A reação argentina veio com duas jogadoras reservas. Ippólito puxou o contra-ataque e tocou para Menéndez, livre, invadir a área e chutar rasteiro na saída da goleira Alexander: 3 a 1.

As substituições fizeram bem para as argentinas. Aos 33 minutos, Bonsegundo chutou de fora da área, a bola encobriu Alexander, bateu no travessão, no braço da goleira e foi morrer depois da linha: 3 a 2. Um gol incrível!

Aos 46 minutos do jogo, mais dramaticidade: um pênalti a favor das sul-americanas, marcado com a ajuda do VAR. Bonsegundo foi para a cobrança e desperdiçou, chutando nas mãos da goleira. Mas o mesmo VAR voltou a ajudar as portenhas. A juíza mandou voltar a cobrança porque Alexander tinha se adiantado. Na segunda oportunidade, Bonsegundo encheu o pé no meio do gol e empatou a partida: 3 a 3! Inacreditável!

O empate, porém, não foi bom para nenhuma das duas equipes. A Escócia, com um ponto, já está eliminada. A Argentina, com dois, depende de dois resultados (empate de Camarões x Nova Zelândia e empate de Tailândia x Chile) para continuar no Mundial Feminino.

Ficha técnica:
Quarta-feira, 19 de junho de 2019
ARGENTINA 3 x 3 ESCÓCIA
Competição:
 Mundial Feminino (1ª fase – Grupo D)
Local: Paris (França)
Juíza: Hyang Ok Ri (Coreia do Norte)
Argentina: Correa, Bravo, Barroso, Cometti e Stabile; Larroquette, Santana, Benítez e Bonsegundo; Banini (Menéndez) e Jaimes (Ippólito). T: Carlos Borrello.
Escócia: Alexander, Smith (Howard), Corsie, Beattie e Docherty; Little, Crichton e Weir; Evans (Brown), Cuthbert e Emslie. T: Shelley Kerr.
Gols: No 2º tempo: Little (18). No 2º tempo: Beattie (3), Cuthbert (23), Menéndez (29), Bonsegundo (33) e Bonsegundo (pên.) (46).  

Inglaterra x Japão

Atacante White, da seleção inglesa, na Copa do Mundo de Futebol Feminina.
Atacante White, da seleção inglesa, na Copa do Mundo de Futebol Feminina. - Eric Gaillard/ Reuters / Direitos Reservados

O empate classificava as duas equipes sem sustos, mas a Inglaterra quis vencer.

Jogo entre duas equipes já classificadas para a próxima fase, inglesas e japonesas poderiam ter feito uma partida morna. Mas, não foi assim.

Logo aos 15 minutos, a inglesa Ellen White recebe lançamento, invadiu a área e tocou na saída da goleira. A bola entrou devagar e a zagueira Ichise não conseguiu tirar: 1 a 0.

Nos demais 30 minutos, as inglesas continuaram melhores, buscaram outro gol, enquanto as japonesas – atuais vice-campeões mundiais – mostraram muito pouco para empatar.

No 2º tempo, a Inglaterra praticamente desistiu de atacar, visivelmente se poupando. As japonesas, então, ganharam terreno e passaram a controlar a partida.

A defesa inglesa estava tão sólida que raras eram as bolas que chegavam à goleira Bardsley.

Sem ameaçar, o Japão passou a ser ameaçado. Aos 38 minutos, White recebeu lançamento na área, chegou antes da zagueira e tocou de carrinho na saída da goleira Yamashita: 2 a 0.

A Inglaterra terminou a primeira fase com três vitórias em três jogos, líder do Grupo D. O Japão, com quatro pontos, ficou em segundo lugar e enfrentará ou Canadá ou Holanda nas oitavas de final.

Ficha técnica:
Quarta-feira, 19 de junho de 2019
INGLATERRA 2 x 0 JAPÃO
Competição: 
Mundial Feminino (1ª fase – Grupo D)
Local: Nice (França)
Juíza: Cláudia Umpierrez (Uruguai)
Inglaterra: Bardsley, Bronze, Houghton, Bright e Stokes; Scott, Walsh (Moore) e Stanway (Carney); Daly, White e Duggan (Parris). T: Phil Neville.
Japão: Yamashita, Shimizu, Kumagai, Ichise e Sameshima; Kobayashi (Sugasawa), Nakajima, Sugita e Endo (Takarada); Yokoyama (Miura) e Iwabuchi. T: Asako Takakura.
Gol: No 1º tempo: White (15). No 2º tempo: White (38).

Acesse também os programas esportivos da TV Brasil: Stadium e No Mundo da Bola

Edição: Liliane Farias

Últimas notícias