Estudo da UFRJ aponta melhora em rio afetado no desastre de Brumadinho

O rompimento da barragem causou 270 mortes

Publicado em 06/10/2020 - 15:35 Por Léo Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) indica que o Rio Paraopeba vem se recuperando dos impactos causados pelo rompimento da barragem da mineradora Vale em janeiro do ano passado, em Brumadinho (MG). A pesquisa identificou redução progressiva na concentração de parâmetros variados como alumínio dissolvido, antimônio total, cobre e ferro dissolvidos, manganês total e zinco total. 

O rompimento da barragem causou 270 mortes e liberou no ambiente 11,7 milhões de metros cúbicos de rejeitos. Parte desse volume alcançou o Rio Paraopeba. Desde então, a captação direta no trecho mais poluído está proibida pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), órgão vinculado ao governo de Minas Gerais.

Encomendado pela própria Vale e divulgado ontem (5), o estudo foi conduzido por pesquisadores integrantes e parceiros do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ). Foram analisadas amostras de água coletada em quatro momentos distintos: abril de 2019, maio de 2019, agosto de 2019 e março de 2020.

Em nenhum deles, houve superação dos limites estabelecidos pela legislação para as concentrações de bário total, berílio total, boro total, cádmio total, chumbo total, cobalto total, cromo total, lítio total, níquel total, urânio total e vanádio total. Também foram constatados parâmetros adequados para arsênio total, mercúrio total, prata total e selênio total.

Por outro lado, em abril e maio de 2019, algumas amostras apontaram concentrações acima dos limites legais para alumínio dissolvido, antimônio total, zinco total, ferro dissolvido e cobre total. Porém, na coleta mais recente realizada em março deste ano, houve redução significativa do número de pontos do Rio Paraopeba em que algum destes elementos apareceu com parâmetros inadequados.

O estudo sinaliza que, no período chuvoso, a suspensão de sedimentos localizados no fundo do rio pode causar aumento da concentração de alguns metais. É o caso, por exemplo, do manganês. Na coleta de março, amostras de 23 pontos estavam acima do limite previsto pela legislação. Nas coletas anteriores, de abril, maio e agosto de 2019, o número de pontos nesta situação foi, respectivamente, 19, 13 e 7.

"Este resultado indica redução na concentração de manganês total no período de amostragem no período de seca e aumento no período chuvoso. Cabe ressaltar que o manganês dissolvido apresentou valores muito menores, inclusive na amostra concentrada por osmose inversa. O resultado é uma clara indicação de que no período chuvoso há ressuspensão de material depositado no leito do rio", registra o estudo. 

A interferência das chuvas na qualidade da água tem sido destacada recorrentemente também em relatórios do Igam, que divulgou em maio um caderno com os resultados de um ano de análise, contado a partir do dia do rompimento da barragem. O estudo destaca que, no período chuvoso entre o fim de 2019 e o início deste ano, a pluma de rejeitos foi remexida e trazida de volta à superfície. Na ocasião, diversos parâmetros permaneciam elevados.

"Os resultados de alumínio dissolvido no mês de maio apresentaram violações em algumas estações localizadas nos trechos 1 a 4 do Rio Paraopeba. Os resultados apresentaram valores até 1,6 vezes acima do limite legal", apontou o Igam na ocasião.

A UFRJ também avaliou os valores de turbidez, que superaram os limites legais na coleta de março. Associada à qualidade das águas superficiais, a turbidez tende a aumentar quando chove e há suspensão de sedimentos no leito do rio. Fazendo a ressalva em relação ao impacto da chuvas, os pesquisadores concluíram que, nos períodos de seca, os dados indicam a recuperação das condições adequadas para um rio Classe 2. Segundo classificação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), rios Classe 2 são capazes de oferecer água que possa ser tratada e, em seguida, usada no consumo humano.

"No período de seca, realmente temos uma situação de normalidade do rio. No período de chuva, há ressuspensão de materiais depositados não só relacionados ao rejeito, mas também a outros tipos de contribuição externa, como as atividades agropecuária e os resíduos urbanos. O estudo mostra que, após tratamento adequado, é possível alcançar os limites de potabilidade da água prescritos em portaria do Ministério da Saúde e, assim, pode ser utilizada. Mesmo no período chuvoso, é possível deixar essa água própria pra consumo, o que dependeria da eficiência do processo de tratamento", diz Fabiana Valéria da Fonseca, pesquisadora da Escola de Química da UFRJ que participou do trabalho.

Segundo Fabiana, em alguns pontos do rio, as amostras indicaram que a água já alcançou padrão de qualidade exatamente igual ou até melhor do que antes da tragédia. "Há uma preocupação muito grande da comunidade, e o que a gente observa é uma progressiva melhora. Então, é um estudo que deixa a população mais segura de que é possível recuperar o rio", afirmou.

As conclusões do estudo são vistas com cautela pela Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (Aedas), pelo Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens (Nacab) e pelo Instituto Guaicuy, entidades que foram escolhidas pelos próprios atingidos para assessorá-los no processo de reparação. O temor é de que a divulgação dos resultados cause uma sensação de segurança no uso da água e as comunidades acabem expondo sua saúde.

Em nota, elas afirmam que a pesquisa, por ter sido contratada pela mineradora, não é independente e difere de outras análises como as realizadas pelo Igam. "Alguns desses estudos têm mostrado que, de fato, a água do rio permanece inadequada para usos diversos, como, por exemplo, consumo humano, dessedentação de animais, irrigação, pesca e mesmo para recreação", diz o texto.

Solo

Além da qualidade da água, o estudo da UFRJ avaliou amostras do solo dentro da barragem que se rompeu e em áreas adjacentes.

Os pesquisadores verificaram através de análises físicas e químicas se, nos períodos de chuva, o arraste de sedimentos poderia gerar nova contaminação no Rio Paraopeba. Para tanto, identificaram três grupos de materiais presentes no rejeito que vazou: areias, argila e minério de ferro, este último com predomínio de hematita e presença de magnetita e goethita, além de baixos teores de óxidos de alumínio, de manganês e de outros metais.

As análise revelaram que a ação da água da chuva só dissolve uma fração de minerais presentes no rejeito, gerando assim concentrações menores ou semelhantes às que já são encontradas no Rio Paraopeba. A conclusão é que o impacto físico ao meio ambiente preocupa mais do que o impacto químico.

"Considerando a alta resistência química do minério, esta fração não apresenta risco de contaminação química de águas, apesar de representar grande dano físico ao meio ambiente, especialmente na região de Brumadinho e região metropolitana de Belo Horizonte", aponta o estudo. Os pesquisadores sugerem análises mais aprofundadas com amostras de pescado e de produtos agropecuários da área atingida.

Captação proibida

A captação direta de água no trecho do rio mais poluído pelos rejeitos de mineração continua proibida pelo Igam. Furar poços artesianos para captação subterrânea é uma alternativa autorizada pelos órgãos ambientais para quem está a mais de 100 metros da margem, mas nem sempre é bem-sucedida. A situação vem impactando pescadores, agricultores e ribeirinhos. Muitos estão com as atividades paralisadas e outros contam com o auxílio de caminhões-pipa, mas o serviço nem sempre atende às necessidades.

"Existem muitos relatos de fornecimento de água intermitente, o que aumentou no período de pandemia. O número de reclamações tem surpreendido. Todos os meses, apresentamos à Vale pedidos de água para pessoas que relatam desabastecimento ou abastecimento insatisfatório. Não é só falta de água, mas também entrega de água de má qualidade", disse o coordenador institucional da Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (Aedas), Luiz Otávio Ribas.

O Igam ainda não tem previsão de quando será liberada a captação no Rio Paraopeba. Desde a tragédia, o órgão vem monitorando a qualidade da água. Uma preocupação que aparece em seus relatórios está relacionada com as substâncias que podem ter sido arrastadas para o rio por força da onda de lama. Boletim de setembro de 2019, por exemplo, revelou que níveis de chumbo e mercúrio se elevaram logo após a tragédia, embora esses metais não fizessem parte da composição do rejeito.

"O mercúrio total, que não tinha sido detectado historicamente na bacia do Rio Paraopeba, passou a ser identificado em valores também acima do permitido pela legislação logo após o rompimento da barragem. A presença desses contaminantes está associada ao arraste de materiais que se misturaram à lama durante a passagem da frente de rejeito", apontou o boletim na época.

Soluções

A cidade de Brumadinho ainda se recupera um ano após a tragédia
Um ano após a tragédia, o município de Brumadinho ainda se recupera - Divulgação Vale/Direitos Reservados

Para intensificar atividades vinculadas à constatação, reparação ou compensação dos danos, o Igam e outros órgãos ambientais mineiros costuraram um acordo com a Vale para contratação temporária de 40 profissionais. A Vale também dá andamento a algumas ações como o programa Marco Zero, que prevê a reconstituição das condições originais do Ribeirão Ferro-Carvão e a revegetação das matas ciliares com plantas nativas da região, além da recuperação do Rio Paraopeba.

Alguns problemas, entretanto, não puderam esperar pelo restabelecimento da qualidade da água. Soluções precisaram ser construídas para afastar riscos de desabastecimento da região metropolitana de Belo Horizonte. Isso porque a tragédia impactou o pleno funcionamento do Sistema Paraopeba, operado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), responsável pelo fornecimento de água para a maioria dos municípios do estado.

Negociações entre a Vale, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Ministério Público Federal (MPF) levaram a um acordo para a construção de um novo ponto de captação de água no Rio Paraopeba, em local antes do ponto contaminado pelos rejeitos. O assunto também esteve em pauta este ano. Em maio, a Justiça acatou pedido do MPMG e determinou que a mineradora adotasse medidas para recuperar o Rio das Velhas, como forma de evitar uma possível crise hídrica decorrente da poluição do Paraopeba.

A bacia do Rio das Velhas é outra fonte de captação da região metropolitana e acabou sendo mais exigida após a tragédia. Segundo o MPMG, a sobrecarga compromete a qualidade das águas, o que demanda ações compensatórias voltadas para a recuperação de nascentes degradadas e a recuperação de áreas de preservação permanente.

Pará de Minas enfrentou um problema particular. Em 2015, o município, de 93 mil habitantes, entregou os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário à concessionária Águas do Brasil.E, como não está entre os municípios atendidos pela estatal Copasa, precisou negociar com a mineradora um acordo bilateral, que levou à inauguração em julho de uma nova captação de água no Rio Pará.

matéria atualizada às 17h02 do dia 07/10 para acréscimo do posicionamento da Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (Aedas) e do Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens (Nacab)

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias