Estado Islâmico assume controle total da cidade síria de Palmira

Publicado em 21/05/2015 - 07:21 Por Da Agência Lusa - Beirute

Imagem de arquivo mostra imagem ampla da antiga cidade de Palmira no centro da Síria

As ruínas de Palmira estão na lista do Patrimônio da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)Imagem Youssef Badawi/EPA/Agência Lusa

O grupo radical Estado Islâmico tomou hoje (21) o controle pleno de Palmira, no deserto sírio, colocando o patrimônio mundial da antiga cidade em risco de destruição, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

O observatório e combatentes disseram à agência noticiosa AFP que as tropas do regime sírio recuavam em todas as posições dentro e na periferia da cidade de Palmira, incluindo em Badya (deserto sírio), aeroporto militar e a prisão, que os jihadistas ocuparam durante a noite.

A cidade de Palmira tem uma importância estratégica pois serve de ligação entre a província síria de Deir Al Zur, um dos redutos do Estado Islâmico, e o Iraque com os arredores de Damasco.

As ruínas de Palmira estão na lista do Patrimônio da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Últimas notícias