Talibãs afegãos confirmam morte do líder Omar
![Talibãs confirmam a morte do líder mulá Omar (Agência Lusa/Divulgação)](/sites/default/files/atoms/image/lider_omar2.jpg)
A liderança do Emirado Islâmico e a família de Omar anunciam que o líder morreu por causa de uma doença
Os talibãs confirmaram hoje (30), em comunicado, a morte do seu líder mulá Omar, um dia após ter sido anunciada pelo governo afegão.
“A liderança do Emirado Islâmico e a família de Omar anunciam que o líder morreu por causa de uma doença”.
Pouco antes deste anúncio, o Paquistão tinha confirmado o adiamento da segunda rodada de negociações de paz entre o governo de Cabul e os talibãs, um dia após as autoridades afegãs terem admitido a morte do chefe histórico dos rebeldes.
Durante a rodada, prevista para amanhã (31) em território paquistanês, o governo afegão deveria começar a negociar um cessar-fogo com os talibãs, indicaram esta semana autoridades em Cabul.
“Devido às informações relacionadas à morte do mulá Omar e a da incerteza que suscitou, foi adiada a segunda rodada de conversas de paz afegãs”, informou em comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeiros paquistanês.
“O Paquistão e os outros países amigos do Afeganistão esperam que a liderança dos talibãs continue empenhada nas conversas para que seja alcançada uma paz duradora no Afeganistão”, disse.
Os talibãs e o governo de Cabul promoveram as primeiras negociações oficiais no início do mês de julho, em Murree, perto da capital paquistanesa Islamabad, sob a supervisão dos Estados Unidos e da China.
Na terça-feira (28), a dois dias da nova rodada de negociações, as autoridades afegãs anunciaram que o chefe supremo do talibãs, o líder Omar, morreu em abril de 2013 em um hospital de Karachi, metrópole do Paquistão, país regularmente apontado de apoiar ação dos talibãs afegãos.
![Logo da Agência Brasil](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 09/09/2024 – Eleições 2024: segurança pública no âmbito municipal. Viatura da Guarda Municipal circulando na Lapa. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Vitor Silva/Botafogo Rio de Janeiro 11/01/2025 Campeão brasileiro e da Libertadores em 2024, o Botafogo largou com derrota na temporada 2025. Foto Vitor Silva/Botafogo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Sede da Polícia Federal em Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)