ONU ameaça impor novas sanções à Coreia do Norte após teste nuclear

Publicado em 06/01/2016 - 17:33 Por Da Agência Sputnik Brasil - Washington

Conselho da ONU

Em comunicado, o Conselho da ONU condenou os novos testes nucleares da Coreia do NorteAP/Photo/Frank Franklin II/Agencia Sputnik Brasil

O Conselho de Segurança das Nações Unidas divulgou hoje (6) um comunicado informando que "condena veementemente" novos testes nucleares da Coreia do Norte e que pode implementar novas sanções contra Pyongyang.

Elbio Rosselli, presidente do Conselho de Segurança, disse em entrevista coletiva que os membros da ONU "expressaram anteriormente sua determinação de adotar outras medidas significativas no caso de outro teste nuclear da RPDC [Coreia do Norte]".

"Em linha com este compromisso e com a gravidade desta violação, os membros do Conselho de Segurança começarão a trabalhar imediatamente sobre essas medidas em uma nova resolução do Conselho de Segurança", afirmou. Elbio Rosselli acrescentou que o teste foi "uma clara violação das resoluções do Conselho de Segurança".

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, qualificou as declarações da Coreia do Norte — que, no início do dia, anunciou ter feito um teste bem-sucedido com uma bomba de hidrogênio — como "profundamente preocupantes" e "profundamente desestabilizadoras para a segurança regional".

"Este teste mais uma vez viola numerosas resoluções do Conselho de Segurança (…). É também uma grave violação da norma internacional contra os testes nucleares", conluiu Rosselli.

Edição: Juliana Andrade

Últimas notícias