Trump não deverá estender prazo do programa de proteção a jovens imigrantes

Publicado em 06/02/2018 - 18:18 Por Da Agência EFE - Washington

Manifestantes protestam, no Texas, contra o fim da proteção para os jovens da Daca

Manifestantes protestam nos EUA contra o fim da proteção do DacaEFE/Alberto Ponce de León/Arquivo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não pretende estender  para além de 5 de março, data em que entra em vigor a decisão de encerrá-lo, o programa que protege da deportação cerca de 690 mil jovens sem documentos, hoje (6) indicou o chefe de gabinete da Casa Branca, John Kelly. A informação é da agência EFE.

Kelly, além disso, demonstrou incerteza de que Trump tenha "autoridade para ampliar" a duração do programa Ação Diferida para Chegada de Jovens Imigrantes (Daca, na sigla em inglês), por este não estar "baseado em nenhuma lei".

Trump ordenou, em setembro do ano passado, o cancelamento do programa, anunciado em 2012 pelo seu antecessor, Barack Obama, mas deu um prazo ao Congresso de seis meses para que fosse encontrada uma solução permanente sobre a situação migratória dos jovens.

O Daca protege da deportação cerca de 690 mil jovens sem documentos, que chegaram aos Estados Unidos crianças e são chamados de 'dreamers' (sonhadores). Graças a medida, eles obtiveram permissões temporárias de trabalho.

Kelly garantiu que recomendaria a Trump que não ampliasse a vigência do programa, pois, sem o seu encerramento, será improvável que o Congresso atue para reformar o sistema migratório do país. "Eles agem sob pressão", garantiu o chefe de gabinete.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

Edição: -

Últimas notícias