Trump oficializa tarifas dos EUA para importações de aço e de alumínio

Publicado em 08/03/2018 - 18:38 Por Da Agência EFE * - Washington

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (8) a aplicaçâo de tarifas de 25% para as importações de aço e 10% para as de alumínio

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (8) a aplicaçâo de tarifas de 25% para as importações de aço e 10% para as de alumínioMichael Reynolds/ EPA/EFE/ Direitos Reservados

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (8) a aplicação de tarifas de 25% para as importações de aço e 10% para as de alumínio. Por enquanto, México e Canadá, integrantes do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) ficam isentos, das alíquotas.

"Não adotamos estas ações por escolha, mas por necessidade", afirmou Trump em um ato na Casa Branca.  A informação é da EFE.

Brasil pode contestar

A tarifa adicional de 25% sobre as importações de aço e de 10% sobre as de alumínio adotadas nos EUA pelo governo do presidente Donald Trump preocupam o Brasil, conforme informou no começo dese mês o Ministério do Desenvolvimento, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). De acordo com a pasta, a restrição comercial afetará as exportações brasileiras de ambos os produtos e pode resultar em contestação brasileira nos organismos internacionais.

Em nota oficial, o MDIC informou que o governo brasileiro espera chegar a um acordo com os Estados Unidos para evitar a aplicação das tarifas, mas caso isso não seja possível, o Brasil pode questionar a elevação das tarifas em foros globais. “O governo brasileiro não descarta eventuais ações complementares, no âmbito multilateral e bilateral, para preservar seus interesses nesse caso concreto”, diz a nota.

* Com informações da Agência Brasil

Edição: -

Últimas notícias