Digite sua busca e aperte enter

Hilo (United States), 24/08/2018.- A view of a flooded area in Hilo, Hawaii, USA, 24 August 2018. Torrential rains from Hurricane Lane inundated the eastern half of the island of Hawaii, causing disruptions for residents and visitors alike. BRUCE OMORI/EFE/Direitos Reservados

Compartilhar:

Furacão Lane se transforma em tempestade tropical no Havaí

Publicado em 25/08/2018 - 11:16

Por Leandra Felipe - Repórter da Agência Brasil Atlanta (EUA)

Após sua chegada ao  Havaí nessa sexta-feira (24), a tempestade tropical Lane já provoca inundações. As chuvas devem continuar ao longo do fim de semana e até agora segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, Lane produziu a segunda maior precipitação relacionada a ciclones tropicais já registrada no Havaí. Volume superior só foi registrado com a tempestade Paul em novembro de 2000. 

Não há registro de feridos ou mortos, mas pelo menos 3 mil habitantes do arquipélago permanecem em abrigos. As chuvas intensas provocam inundações e podem provocar pequenos tornados. A ilha está em estado de emergência desde quinta-feira (23) e deve continuar assim ao longo do fim de semana, segundo as autoridades do estado. 

O arquipélago esperava a chegada de Lane, quando a tempestade era classificada com o um furacão na categoria 2, com ventos de até 170 km por hora. Mas o furacão perdeu velocidade e foi reclassificado como tempestade tropical antes de chegar ao estado. Hoje (25) a tempestade se move a 5 km/h, mas com chuvas intensas e constantes. 

Mesmo assim, a ação da tempestade é perigosa e o volume de água preocupa. Como Lane perdeu velocidade, deve chover por mais tempo sobre a região e provocar chuvas por um período prolongado. 

Em algumas localidades, choveu até agora cerca de 1000mm  de chuva.  O volume de água pode provocar inundações e deslizamentos, por isso a população deve manter-se nos abrigos, segundo as autoridades. 

A ação da tempestade é mais intensa no Sul do estado, mas avança hoje em direção ao Norte e Noroeste.  Hoje as tempestades devem ser intensas de maneira ininterrupta hoje por até doze horas. 

Edição: Sabrina Craide

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas notícias