Trump ameaça fechar fronteira com o México para barrar hondurenhos
![636755697570497981](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Agência EFE](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/styles/269x0/public/logo_parceiros/logo_efe.jpg?itok=xuPNUnEG)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou fechar a fronteira com o México, caso a caravana de milhares de migrantes hondurenhos que saiu no último sábado (13) de Honduras rumo a território americano continuar seu trajeto.
"Além de interromper todos os pagamentos a estes países, que parecem não ter quase nenhum controle sobre sua população, devo, nos termos mais enérgicos, pedir ao México que detenha este ataque, e se não puder fazê-lo, chamarei o exército dos EUA e fecharei nossa fronteira sul!", escreveu Trump ontem (18) em sua conta no Twitter.
Nos últimos dias, o presidente americano já tinha ameaçado suspender os fundos de ajuda ao governo hondurenho "imediatamente" caso não detivesse a caravana que se dirige aos EUA, fugindo da violência e da pobreza, como afirmam os organizadores.
Trump afirmou na terça-feira (16) que também cortaria as verbas para Guatemala e El Salvador "se permitirem que seus cidadãos, ou outros, viajem através de suas fronteiras e cheguem aos EUA com a intenção de entrar de maneira ilegal".
No tuíte de ontem, o presidente americano criticou os governos de Guatemala, Honduras e El Salvador por fazerem "pouco para evitar que este grande fluxo de pessoas, inclusive muitos criminosos, entrem no México em direção aos EUA".
Além disso, Trump atacou o Partido Democrata por "defender fronteiras abertas e leis [de imigração] frágeis", uma crítica que vem repetindo desde que chegou à Casa Branca.
![Reuters Egyptian volunteers gather and celebrate with a Palestinian flag next to trucks carrying humanitarian aid from Egyptian NGOs driving through the Rafah crossing from the Egyptian side, amid the ongoing conflict between Israel and the Palestinian Islamist group Hamas, in Rafah, Egypt October 21, 2023. REUTERS/Stringer TPX IMAGES OF THE DAY](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rio de Janeiro - No novo trecho da ciclovia – que passa por Cosme Velho, Laranjeiras Flamengo e Botafogo – ciclistas dividem espaço com ônibus, carros, motos e pedestres (Tânia Rêgo/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)