Trump e Kim Jong-un reúnem-se no fim do mês no Vietnã
![Jonathan Ernst/Reuters/Direitos reservados Presidente dos EUA, Donald Trump, aperta a mão do líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un - Reuters/Jonathan Ernst/Direitos Reservados](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O presidente americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, vão se reunir nos dias 27 e 28 deste mês em Hanói, capital do Vietnã.
O anúncio foi feito por Trump no Twitter, após visita a Pyongyang esta semana do representante especial dos Estados Unidos para a Coreia do Norte, Stephen Biegun. Ele se reuniu com a autoridade correspondente norte-coreana, em um encontro que, segundo o presidente norte-americano, foi bastante produtivo. Trump disse que espera que a reunião comKim Jong-un possibilite o "avanço da causa pela paz".
My representatives have just left North Korea after a very productive meeting and an agreed upon time and date for the second Summit with Kim Jong Un. It will take place in Hanoi, Vietnam, on February 27 & 28. I look forward to seeing Chairman Kim & advancing the cause of peace!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 9 de fevereiro de 2019
No Twitter, Trump escreveu ainda que a Coreia do Norte, sob a liderança de Kim Jong-un, vai se tornar uma grande potência econômica.
O Vietnã foi escolhido por ser um local relativamente neutro para as duas partes. A Coreia do Norte tem tradicionalmente mantido relações estreitas com o país. Já os Estados Unidos reataram oficialmente os laços diplomáticos com o Vietnã em 1995, depois de décadas de tensões.
A primeira cúpula entre Estados Unidos e Coreia do Norte, no ano passado, terminou com uma vaga promessa de Pyongyang pela desnuclearização, mas os diálogos ficaram paralisados. A Coreia do Norte quer o fim das sanções em resposta aos esforços do país, enquanto os Estados Unidos afirmam que primeiramente querem verificar um progresso concreto.
*Com informações da NHK (emissora pública de televisão do Japão)
![Frame TV Brasil Brasília (DF) 14/02/2025 - Cineasta Cacá Diegues morre aos 84 anos no Rio.
Frame TV Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 14/02/2025 - Presidente do Banco Central Gabriel Galípolo participa de reunião conjunta com o presidente da Fiesp Josué Gomes da Silva. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal - STF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)