Presidente do Uruguai promete mais segurança para a população

Lacalle Pou, empossado ontem, pretende fortalecer a Guarda Republicana

Publicado em 02/03/2020 - 14:31 Por Marieta Cazarré - Repórter da Agência Brasil - Montevidéu

O novo presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, afirmou hoje (2) que uma das suas prioridades é aumentar a presença da polícia em todo o país.

"Os uruguaios precisam se levantar em seus bairros pensando que haverá um policial e não um criminoso. Fomos claros com as hierarquias policiais em termos de ação e procedimentos, tanto na prevenção, persuasão e repressão ao crime. Estamos comprometidos em recuperar o território nacional, não estamos dispostos a ter zonas de exclusão", disse ele, que tomou posse ontem.

 Cerimônia de posse de Luis Lacalle Pou, novo presidente uruguaio
Antes de ser empossado, Lacalle Pou desfilou em carro aberto pelas ruas de Montevidéu  Reuters/Andres Cuenca Olaondo/Direitos Reservados

Em 2018, pela primeira vez na história uruguaia, o país alcançou dois dígitos na taxa que mede o número de homicídios. Naquele ano, foram registrados 11,8 assassinatos a cada cem mil habitantes, de acordo com o Observatório de Violência e Criminalidade do Ministério do Interior do Uruguai.

O aumento da violência colocou o Uruguai em quarto lugar na América do Sul, menos violento apenas que Venezuela, Brasil e Colômbia.

Outros pontos que Lacalle Pou reforçou foram o controle do sistema prisional e o combate ao narcotráfico.

"Aqui está um governo que começa, há uma equipe civil e policial que estará a serviço da população. Vamos fortalecer a Guarda Republicana, mas isso também gera muita mobilização, ação, presença e método, não é apenas ter uma força profissional, precisamos adicionar capacidade de mobilização", argumentou.

Lacalle disse ainda que os uruguaios terão de se acostumar a apresentar os documentos para a polícia. "Pretendemos que a possibilidade de solicitar identificação seja estendida a qualquer cidadão. Estou certo de que um cidadão que esteja andando ou trabalhando entenderá [a medida]."

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias