UE chega a acordo para sanções ao Irã por entrega de drones à Rússia

Líderes europeus decidiram congelar bens de três pessoas e uma empresa

Publicado em 20/10/2022 - 10:18 Por Andreia Martins – repórter da RTP - Portugal

A União Europeia (UE) decidiu aplicar novas medidas contra o Irã pelo fornecimento de drones à Rússia, para uso na guerra da Ucrânia. De acordo com a República Tcheca, país que ocupa a presidência rotativa da UE, os líderes europeus decidiram congelar os bens de três indivíduos e de uma entidade.

No Twitter, a presidência da UE salienta que estas sanções foram aprovadas “em tempo recorde”. “Depois de três dias de conversações, os embaixadores europeus concordaram sobre as medidas a aplicar às entidades que fornecem drones iranianos que atingem a Ucrânia”, tuitou a atual presidência do bloco.

As sanções vão entrar em vigor ainda na tarde de hoje (20), ao serem publicadas no jornal oficial da União Europeia.

De acordo com a presidência do bloco, os estados-membros decidiram “congelar os bens de três indivíduos e de uma entidade responsáveis pela entrega de drones”.

“A União Europeia também está preparada para estender as sanções a mais quatro entidades iranianas que já constavam em uma lista anterior de sanções”, acrescenta a presidência europeia.

Drones

Os líderes europeus acusam a Rússia de recorrer a drones iranianos para atingir alvos civis na Ucrânia.

Na segunda-feira (17), o presidente da Comissão Europeia, Josep Borell, tinha indicado que a União Europeia estava à procura de “evidências concretas” da participação do Irã na guerra na Ucrânia.

Desde agosto as autoridades ucranianas acusam o Irã de fornecer drones Shahed-136 ao Exército russo, também designados como drones kamikaze.

No final de setembro, a Ucrânia retirou as credenciais do embaixador iraniano em Kiev e anunciou uma redução significativa da presença diplomática iraniana. Entretanto, a diplomacia ucraniana propôs ao presidente o corte de relações diplomáticas entre os dois países, na sequência dos ataques que ocorreram no início da semana.

Na segunda-feira, a Ucrânia acusou a Rússia de atacar Kiev com drones kamikaze de origem iraniana que atingiram um prédio residencial. Pelo menos três pessoas morreram.

O Irã alega que não teve qualquer interferência ou envolvimento nestes ataques. "As notícias publicadas [...] têm ambições políticas e estão sendo divulgadas por fontes ocidentais. Não estamos fornecendo armas a nenhum dos países em guerra", disse na segunda-feira o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Nasser Kanaani.

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.