Wellington Dias toma posse como governador do Piauí pela terceira vez

Publicado em 01/01/2015 - 11:33 Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil - Brasília
Atualizado em 01/01/2015 - 11:58

posse de Wellington Dias

Wellington Dias assume o cargo pela terceira vezKalberto Rodrigues/Governo do Piauí

O governador eleito do Piauí, Wellington Dias (PT), tomou posse no início da manhã de hoje (1º) na Assembleia Legislativa do estado. A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu no Palácio Governador Karnak.

Ele assume o cargo pela terceira vez. “A disposição é grande para trabalhar e lutar por aquilo que é essencial ao desenvolvimento econômico e social do estado", disse o governador. No discurso, ele prometeu buscar o crescimento e o desenvolvimento do estado e, também, cortar gastos.

Wellington Dias venceu a disputa para o governo do Piauí, com mais de 1 milhão de votos e 63% dos votos válidos. Zé Filho (PMDB) ficou em segundo lugar, com 33%.

Bancário e radialista, começou na vida pública como sindicalista da Central Única dos Trabalhadores (CUT). É filiado ao PT desde 1985. Na política, elegeu-se vereador de Teresina, em 1992. Em 1994, foi eleito deputado estadual e presidente regional do PT.

Dias se elegeu deputado federal em 1998. Renunciou ao mandato em 2002, para disputar o governo do estado. Governou o Piauí por dois mandatos consecutivos entre 2002 e 2010 – quando renunciou para se candidatar ao Senado. Foi eleito o senador mais votado do estado, com quase 1 milhão de votos.

É casado com a deputada estadual Rejane Dias e tem três filhos. Terá como vice-governadora a deputada Margarete Coelho (PP).

* Atualizada às 11h58 para acréscimo de informação.

Edição: José Romildo

Últimas notícias