logo Agência Brasil
Política

Luciano Coutinho continua à frente do BNDES

O convite foi feito nesta quinta-feira pela presidenta Dilma. O
Paulo Victor Chagas - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 19/02/2015 - 16:46
 - Atualizado em 19/02/2015 - 16:55
Brasília
Brasília - Audiência das Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional e de Assuntos Econômicos para ouvir o presidente do BNDES, Luciano Coutinho sobre operações internacionais. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
© ABR

A Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto informou que o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, vai permanecer no cargo. O convite foi feito nesta quinta-feira (19) pela presidenta Dilma Rousseff.

O economista Luciano Coutinho está à frente do banco desde 2007, quando foi indicado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva para substituir Demian Fiocca. Professor titular do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Luciano Coutinho foi secretário-geral do Ministério da Ciência e Tecnologia entre 1985 e 1988, no governo de José Sarney. Antes de entrar no BNDES, atuava como consultor na área de investimentos.

Ex-sócio da LCA Consultores, ele prestou serviço a grandes empresas como a Vale e a Ambev.

Luciano Coutinho formou-se em economia em 1968, pela Universidade de São Paulo, onde também coordenou o programa de pós-graduação, de 1974 a 1979. Em 1980, foi professor visitante na Universidade do Texas. Em janeiro de 1994, na Universidade de Paris XIII, também foi professor visitante e palestrante. Coutinho foi consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Banco do Nordeste e de governos estaduais.

Matéria atualizada às 16h55 para acréscimo de informações