logo Radioagência Nacional
Internacional

No Catar, acordo de cessar-fogo é entregue ao Hamas e a Israel

Giro Internacional: África do Sul inicia resgate de garimpeiros
Baixar
Pedro Moreira - TV Brasil
14/01/2025 - 18:39
Brasília

No Catar, onde os negociadores estão reunidos, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Majed Al Ansari, informou que um rascunho do acordo de cessar-fogo foi entregue ao Hamas e a Israel. Ele destacou que as negociações nunca estiveram tão avançadas, mas, dado o histórico de dificuldades, não poderia prever quando a trégua será finalmente assinada.

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken, disse que o governo Biden vai entregar à equipe de Donald Trump um plano para a gestão de Gaza no pós-guerra, que seria liderado por uma Autoridade Palestina reformada com o apoio de forças internacionais.

Nos Estados Unidos, foi divulgada a primeira parte do relatório do promotor especial que havia pedido o indiciamento do presidente eleito Donald Trump no caso em que era acusado de tentar se manter ilegalmente no poder após as eleições de 2020. No documento, Jack Smith afirma que as provas obtidas no caso teriam sido suficientes para condenação, caso fosse julgado. O processo teve de ser encerrado após a vitória de Trump na eleição de novembro do ano passado, conforme prevê a lei americana.

Em uma postagem, Donald Trump disse que o promotor não conseguiu processar o oponente do chefe dele, Joe Biden, e que escreveu um relatório com base em políticos corruptos apenas para prejudicá-lo. Chamou Jack Smith de idiota, disse que ganhou a eleição de lavada e que os eleitores fizeram valer a vontade deles.

Na África do Sul, após determinação da Justiça, autoridades deram início ao resgate de centenas de garimpeiros ilegais que estão presos em uma mina desativada de ouro. A operação deve levar dias. Entidades de defesa dos direitos humanos afirmam que seriam ao menos 400 homens e que o número de mortos passaria de 100.

A situação dramática, a cerca de dois quilômetros de profundidade, ficou ainda mais evidente depois que sobreviventes enviaram vídeos mostrando o quanto estavam desnutridos e vários corpos em decomposição enrolados em plástico. A mina fica na cidade de Stilfontein, a cerca de 150 quilômetros de Joanesburgo.

Em agosto do ano passado, o governo e a polícia iniciaram um cerco, impedindo a entrada de ajuda e alegando que não iriam socorrer criminosos, com a intenção de forçá-los a sair.

*Com informações da agência Reuters.

x