Dilma sairá do Planalto pelo térreo e fará discurso para condenar "golpe"

Caso seja afastada, ela deixará o palácio com um ato político para

Publicado em 11/05/2016 - 20:43 Por Paulo Victor Chagas - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Brasília - Presidenta Dilma e o ministro Jaques Wagner, observam pela janela do Palácio do Planalto (Valter Campanato/Agência Brasil)

A presidenta Dilma Rousseff e o ministro Jaques Wagner aparecem em uma das janelas do Palácio do Planalto Valter Campanato/Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff deixará o Palácio do Planalto, caso seja afastada pelo Senado, com um ato político para denunciar o que considera um golpe contra seu governo. A notificação sobre a decisão dos senadores deve chegar à presidenta amanhã (12) de manhã. 

O Palácio do Planalto prepara uma cerimônia no gabinete presidencial, no terceiro andar do prédio, onde Dilma receberá o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, autoridades e personalidades aliadas para assinar a notificação, que será entregue pelo primeiro-secretário da Mesa Diretora do Senado, senador Vicentinho Alves (PR-TO).

Do lado de fora do palácio, movimentos sociais que apoiam o governo farão nova manifestação contra o impeachment.

Antes de deixar o Palácio do Planalto, seu local de trabalho, Dilma fará uma declaração à imprensa, prevista para as 10h. No mesmo horário, um vídeo gravado pela presidenta será divulgado nas redes sociais da Presidência da República.

Em seguida, Dilma sairá do Palácio do Planalto pela porta principal do prédio, no térreo, sem usar a rampa. Fora do edifício, a presidenta fará um discurso em que se dirá vítima e injustiçada, como tem feito nas últimas semanas. Neste momento, Dilma poderá se aproximar das grades que cercam o prédio para ser acolhida e abraçada pelos manifestantes que forem ao local prestar apoio a ela.

Após os atos, a presidenta seguirá, de carro, até o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, a poucos quilômetros do Planalto, onde vai permanecer durante os 180 dias em que deve ficar afastada.

Havia a expectativa de que os ministros e militantes seguissem a pé até o Palácio da Alvorada. No entanto, a informação mais atualizada é que a caminhada foi descartada.

Janela do Planalto

Na noite de hoje, Dilma fez uma rápida aparição em uma das janelas do Palácio do Planalto. A presidenta apareceu no terceiro andar do prédio, ao lado do ministro-chefe do Gabinete Pessoal da Presidência, Jaques Wagner.

Ao se aproximarem do vidro, Wagner afastou a cortina e mostrou a Dilma a estrutura montada na parte externa do prédio para o ato político de amanhã. Além das grades em volta do prédio, a rampa do Planalto também foi cercada.

Dilma passou a tarde e o início da noite em seu gabinete e seguiu para o Palácio da Alvorada.

 

>> Acompanhe aqui a sessão do Senado que analisa a admissibilidade do impeachment

 

*Colaborou Valter Campanato 

*Matéria ampliada às 22h15

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias