Temer nega recuo do governo na reforma da Previdência
![Valter Campanato/Agência Brasil Brasília - Presidente Michel Temer fala à imprensa após almoço em homenagem aos reis da Suécia, no Palácio Itamaraty (Valter Campanato/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Brasília - Presidente Michel Temer e a primeira-dama Marcela Temer durante almoço em homenagem aos reis da Suécia, Carlos Gustavo e Sílvia, no Palácio Itamaraty (José Cruz/Agência Brasil)](/sites/default/files/atoms/image/1072221-jfcrz_abr_06.04.2017-2172_1.jpg)
O presidente Michel Temer falou à imprensa após almoço com os reis da Suécia, Carlos Gustavo e Sílvia
O presidente Michel Temer negou que o governo tenha recuado ao aceitar negociar pontos da reforma da Previdência com o Congresso Nacional. Ele falou brevemente com a imprensa hoje (6) após almoço com os reis da Suécia, Carlos Gustavo e Sílvia, no Palácio do Itamaraty.
“Eu autorizei o nosso relator, deputado Arthur Maia [PPS-BA], a fazer as negociações que fossem necessárias e depois, ao final, nós anunciaríamos o que tivesse sido ajustado. Vai levar uns dias aí, mas já está autorizado. Prestar obediência ao que o Congresso Nacional sugere, não pode ser considerado recuo. Nós estamos trabalhando conjugadamente”, disse Temer.
O presidente teve, na manhã desta quinta-feira, mais uma reunião com parlamentares da base aliada para discutir o tema. Temer, ministros e o relator da reforma na Câmara, Arthur Maia, acertaram cinco pontos da reforma que o Planalto aceitou negociar e flexibilizar com os deputados.
Como já vinha sendo exposto pelo governo e pelo próprio Maia, a idade mínima de 65 anos para ter direito à aposentadoria não é negociável. Segundo Temer, é certo que “o problema central é o problema da idade”. Ainda na saída do Itamaraty, o presidente disse que os pontos que o governo se propõe a negociar não devem, a princípio, impactar o Orçamento. “Vamos analisar as mudanças para saber se têm alguma repercussão de natureza fiscal. Aparentemente, não [têm]”.
A previsão é que o relatório de Maia seja apresentado no dia 18 de abril à Comissão Especial de Reforma da Previdência, presidida pelo deputado Carlos Marun (PMDB-MS).
*A matéria foi corrigida às 11h17 do dia 7 de abril para alteração da data de apresentação do relatório à comissão especial
![Rodrigo Coca/Agência Corinthians/Direitos Reservados hugo souza, corinthians, palmeiras](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)