Iphan sabia de problemas em igreja, mas não de situação emergencial
![Maiara Cerqueira/MinC Salvador (BA), 06/02/2025 - Ministra da Cultura Margareth Menezes visita Igreja de São Franscisco de Assis, no Pelourinho, que teve o teto desabado. Foto: Maiara Cerqueira/MinC](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, informou, nesta quinta-feira (6), que sabia da falta de manutenção e conservação da Igreja de São Francisco de Assis, em Salvador. O teto da igreja desabou nesta quarta-feira (5), causando a morte de uma turista e deixando seis feridos. O órgão disse que não foi comunicado da situação emergencial da edificação, conhecida também como Igreja de Ouro.
Na última segunda-feira (3), o Iphan havia recebido um pedido de avaliação da dilatação do forro do teto da igreja e afirmou que uma visita técnica havia sido agendada, antes do desabamento, para esta quinta-feira. O instituto também destacou que não havia sido comunicado pelos órgãos locais, como Defesa Civil municipal e Corpo de Bombeiros, sobre eventuais riscos de danos às instalações
Em 2022, o Iphan emitiu um auto de infração à proprietária da igreja, a Província Franciscana de Santo Antônio.
As causas do desabamento estão sendo investigadas pela Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Civil da Bahia. O imóvel foi interditado ainda nessa quarta-feira pela Defesa Civil de Salvador.
A reportagem buscou contato com a Província Franciscana de Santo Antônio, mas não obteve retorno.
Segundo nota publicada na internet pela ordem responsável pela igreja, os feridos estão recebendo os cuidados necessários e as autoridades competentes já foram acionadas para investigar as causas do ocorrido e adotar as providências cabíveis para manter a segurança do local.
![Reuters/Kevin Mohatt/Proibida reprodução Israeli Prime Minister Benjamin Netanyahu looks on as he addresses a joint meeting of Congress at the U.S. Capitol in Washington, U.S., July 24, 2024. Reuters/Kevin Mohatt/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafael Bandeira/SCR/Direitos Reservados sport, crb, copa do nordeste](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo Trabalhadores da construção civil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joel Rodrigues/Agência Brasíli Brasília (DF), 02.05.2024 - Os candidatos do Distrito Federal que farão o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) estão aproveitando os últimos dias para revisar o conteúdo. Cerca de 160 pessoas acompanharam o último aulão preparatório promovido pela Biblioteca Nacional de Brasília (BNB). Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![ElasticComputeFarm/Pixabay Biblioteca, Livros, Estantes de livros. Foto: ElasticComputeFarm/PixaBay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Polícia Federal Brasília/DF - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (8/2) a Operação Tempus Veritatis para apurar organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito. Foto: Polícia Federal](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)