Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

Publicado em 28/03/2024 - 17:42 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o programa de infraestrutura Favela Bairro, extinto em 2008, completa 30 anos desde a implementação, em 1994.  Entre os principais objetivos do projeto estavam a integração de comunidades com o restante da cidade e a participação ativa de moradores nos planos de urbanização.

Mariana Cavalcanti, co-fundadora da Casa Fluminense, organização para a construção coletiva de políticas e ações públicas para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, explica que o projeto, mesmo com dificuldades, deixou um importante legado.

Inicialmente, 16 favelas foram contempladas no programa. O Favela-Bairro trazia no próprio nome a promessa de transformação do status das favelas em bairros e a integração delas com as regiões vizinhas, já que no senso comum favela normalmente era vista como lugar de desordem, informalidade e ilegalidade. 

Construções seguras, acessos mais fáceis, consolidação de infraestrutura e criação de aparelhos comunitários eram algumas das metas anunciadas.

As obras da prefeitura começaram com recursos próprios em 1995, na primeira gestão do prefeito César Maia e com idealização do arquiteto Luiz Paulo Conde, então secretário municipal de urbanismo. 

No fim do mesmo ano, o Banco Interamericano de Desenvolvimento assinou um convênio com a prefeitura. O total combinado de recursos aplicados nas duas fases do programa foi de U$ 600 milhões. A primeira comunidade a ter um plano de urbanização foi o Morro do Andaraí, na zona norte do Rio.

Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra nas duas fases. O modelo foi vendido pelo mundo para ser adotado em regiões periféricas e inspirou ações semelhantes em países da América do Sul. O Programa Favela-Bairro foi substituído, em 2010, pelo Programa Morar Carioca, durante a primeira gestão do prefeito Eduardo Paes.

Edição: Roberto Piza / Liliane Farias

Últimas notícias
Meio Ambiente

Em Altamira (PA), 61% dos domicílios apresentam insegurança alimentar

Estudo da Fapesp coletou, em julho de 2022, cerca de sete anos após o fim da construção de Belo Monte, a radiografia sócio econômica de 500 domicílios representativos, localizados na área urbana de Altamira.

Baixar arquivo
Geral

Fim de semana chuvoso pode prejudicar reconstrução de estradas no RS

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou que o solo já encharcado, sem vegetação, e as novas chuvas podem reverter os trabalhos nas estradas.

Baixar arquivo
Geral

Rio: Estação Leopoldina vai passar por uma revitalização

A histórica Estação Leopoldina, situada no coração da capital fluminense, está prestes a passar por uma revitalização significativa, abrigando uma variedade de empreendimentos.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas RS:  126 pessoas perderam suas vidas, segundo a Defesa Civil

De acordo com a Defesa Civil, 126 pessoas perderam suas vidas e mais de 1,9 milhão foram impactadas pelas intensas chuvas e enchentes que assolam o Rio Grande do Sul há quase duas semanas.

O panorama atualizado do estado foi divulgado na noite desta sexta-feira.

Baixar arquivo
Geral

RS: Novas chuvas representam ameaça aos esforços de recuperação

As intensas chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, com previsão de continuação durante o final de semana, representam uma ameaça significativa aos esforços de recuperação do estado.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas RS: solidariedade move iniciativas de doações pelo país

A solidariedade está em alta, ecoando não apenas no ar, mas também nas estradas, águas e, sobretudo, nos corações das pessoas comuns em todo o Brasil, consternadas com as enchentes que assolaram mais de 80% das cidades gaúchas.

Baixar arquivo