Deputado é o 1º parlamentar condenado por violência política de gênero

Publicado em 03/05/2024 - 11:52 Por Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O deputado estadual Rodrigo Amorim, do União Brasil, é o primeiro parlamentar do país condenado pelo crime de violência política de gênero, com base em legislação de 2021.

A decisão do colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro foi em resposta às ofensas proferidas pelo parlamentar contra a vereadora trans Benny Briolly, do PSOL de Niterói, município na região metropolitana.

A pena de um ano, quatro meses e 13 dias de prisão acabou convertida em multa de 70 salários-mínimos, além da prestação de serviços à população em situação de rua. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral. 

A ação penal foi movida pelo Ministério Público e por Benny Briolly, devido ao pronunciamento do deputado Rodrigo Amorim na Assembleia Legislativa fluminense, em maio de 2022. O parlamentar chamou a vereadora de “boizebu” e “aberração da natureza”, entre outras ofensas e humilhações. 

Segundo o presidente do TRE, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira,  o crime estava amplamente caracterizado.  

Nas redes sociais, a vereadora Benny Briolly comemorou a decisão, classificando-a como histórica. Ela disse que a condenação de Amorim é um marco na luta das mulheres no Brasil e que, com ela, se fortalece a necessidade de construir a Lei de Violência Política de Gênero, para garantia da segurança, principalmente das negras e LBTs, em seu ingresso e permanência na política.  

Por meio de nota, o deputado estadual Rodrigo Amorim afirmou que vai recorrer da sentença.

Edição: Vitoria Elizabeth - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Governo Federal adia aplicação do CNU em todo o país

Governo decidiu adiar a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado, em todo país, por causa das chuvas que afetam o Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo
Geral

Comunidades quilombolas do Sítio Antas, no Ceará, são reconhecidas

De acordo com a Fundação Palmares, existem cerca de 90 processos já analisados, mas que aguardam a resolução de "pendências". Outros 110 processos estão em análise técnica.

Baixar arquivo
Geral

Censo: territórios quilombolas têm predominância de homens e jovens

Os dados são do Censo de 2022, que também mostraram que os quilombolas estão distribuídos por 1,7 mil municípios, em um total de pouco mais de 1,3 milhão pessoas.

Baixar arquivo
Geral

Governo estuda eventual adiamento do Concurso Nacional

O pedido foi feito pelo governo do Rio Grande do Sul que está em situação de crise devido às chuvas no estado. 

Baixar arquivo