Lewandowski condena envolvimento de militares em plano de assassinatos
![Isaac Amorim/MJSP Brasília (DF), 19/11/2024 - Ricardo Lewandowski
Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, durante seminário Justiça e Promoção da Igualdade Racial. Foto: Isaac Amorim/MJSP](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Para o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, a denúncia contra militares que planejaram matar o presidente Lula, o vice-presidente Alckmin, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, são fatos gravíssimos e merecem o mais profundo repúdio.
Ao comentar o inquérito da Polícia Federal, nesta terça-feira (19), Lewandowski disse que os criminosos estiveram bem perto de cometer os crimes.
O ministro da Justiça disse que conversou com presidente Lula pela manhã, que estava surpreso com a dimensão do crime que foi planejado.
O inquérito indicia os suspeitos por golpe de estado, abolição violenta do Estado de direito e organização criminosa.
Para Lewandowski, o possível envolvimento de militares, que inclusive foram ministros do governo Bolsonaro, como Braga Neto, é inadmissível.
Sobre a possível participação do ex-presidente Jair Bolsonaro na trama, o ministro da Justiça disse que o inquérito ainda não aprofundou nesta questão que deve ser alvo de novas investigações.
![Reprodução X /Copinha Fortaleza avança à terceira fase da Copinha 2025](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Venda a varejo de material escolar em lojas da 25 de Março, região central.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antonio Cruz/ Agência Brasil Mariana (MG) - Distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), atingido pelo rompimento de duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco (Antonio Cruz/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto reprodução. São Paulo-11/01/2025 Homens armados atacaram um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Tremembé, no interior de São Paulo, no fim da noite desta sexta-feira (10). Na foto Gleison Barbosa e Valdir Nascimento. Foto Reprodução.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 13/01/2025 - O ministro da Educação, Camilo Santana, durante coletiva de imprensa para apresentação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio 2024. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília 17/03/2023 - Fotos para ilustrar matéria sobre imposto de renda, o prazo de entrega da declaração mudou. Começou às 9h desta quarta-feira (15) e vai até as 23h59min59s de 31 de maio. A mudança, segunda a Receita, foi necessária para que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida, que é enviada duas semanas após a entrega dos informes de rendimentos pelos empregadores, pelos planos de saúde e pelas instituições financeiras.
Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)