logo Agência Brasil
Direitos Humanos

Força Nacional vai apoiar ações da Funai no Pará, Rondônia e Paraná

Policiais vão combater violência e disputa de terras
Baixar
Gabriel Corrêa - repórter da Rádio Nacional
26/05/2025 - 14:11
São Luís
Cerimônia de  entrega de itens de segurança para 23 estados e o Distrito Federal. Os bens, que fazem parte do acervo da Força Nacional de Segurança Pública.
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Autorizado o envio de agentes da Força Nacional para os estados do Pará, Rondônia e Paraná. Portarias já foram publicadas no Diário Oficial da União. 

No Pará, a Força Nacional vai apoiar, por três meses, as ações da Funai em três cidades: Tailândia, Tomé-Açu e Acará; e também na Terra Indígena Ituna-Itatá, onde vivem indígenas isolados Igarapé Ipiaçava. A solicitação foi feita pela Funai, no início deste mês.

No ano passado, uma força-tarefa com a participação de órgãos ambientais e de segurança pública, retiraram mais de 1,7 mil cabeças de gado de pecuária ilegal da reserva. Entre 2011 e 2021, a Terra Indígena chegou a ser a terceira mais desmatada do país.

Em Rondônia, a portaria do Ministério autoriza o uso da Força Nacional, até o final de novembro, nas ações de órgãos de segurança pública na prevenção e repressão a práticas criminosas, como incêndios florestais.

Nesses dois estados do Norte, os agentes estarão sob coordenação da Polícia Federal, cumprindo o "Plano Amazônia: Segurança e Soberania".

Já na região Sul, as ações da Funai no estado do Paraná também terão apoio, por três meses, na região da Terra Indígena Tekoha Guasu Guavira, onde vivem mais de 1,3 mil indígenas do povo Avá Guarani.

Há mais de 50 anos, os indígenas lutam pela demarcação das terras e, nos últimos meses, as aldeias têm sofrido ataques, inclusive com a morte violenta de um indígena, registrada em março deste ano.