No dia 12 dezembro de 1915 nascia Frank Sinatra ou simplesmente a voz!
Francis Albert Sinatra nasceu em Nova Jersey e até hoje é considerado uma das vozes mais belas do mundo. Filho único de pais italianos que vieram como imigrantes ao novo continente, em busca de melhor sorte, Sinatra nunca estudou música.
Autodidata, abandonou o último ano do curso secundário para simplesmente cantar. Ele começou a carreira fazendo apresentações em emissoras de rádios. E cantando em clubes. Em 1938, ganhou um concurso de rádio e tornou-se mestre de cerimônias de um famoso clube onde logo se destacou.
O estilo sofisticado e a pose de galã foram fundamentais para seu sucesso. Com um timbre único, voz aveludada e um olhar sedutor, Frank Sinatra chegou ao cinema, e a televisão, colecionando romances e vários casamentos, e até mesmo supostas ligacões com a máfia.
Artista de grande popularidade, participou da campanha de Franklin Delano Roosevelt para a presidência dos Estados Unidos. Seus discos, na época, vendiam 10 milhões de cópias, por ano. Durante sua carreira, Sinatra teve apresentações históricas com artistas como Elvis Presley. Mas foi com o brasileiro Tom Jobim que ele foi indicado, em1968, ao Grammy de Álbum do Ano, mas perderam para o albúm dos Beatles.
Sinatra tinha uma profunda admiração do já consagrado rei da Bossa Nova e sempre que podia demonstrava esse sentimento quando o anunciava: “um dos criadores deste cativante novo ritmo, Antônio Carlos Jobim".
No Brasil, na voz dos parceiros Sinatra e Jobim, Garota de Ipanema explode nas rádios e nas ruas. Em 1980, já com um imenso fã clube no Brasil, Sinatra realiza um show que reúne cerca de 180 mil pessoas, no Maracanã.
Ao longo de sua carreira, foram 20 álbuns, fora as participações especiais. Ele fez mais de 50 filmes, ganhando um Oscar por um deles: A um Passo da Eternidade.
Frank Sinatra decidiu encerrar sua carreira de cantor em 1995, aos 80 anos. E morreu três anos depois, em Los Angeles, de ataque cardíaco.
História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.
Edição: Patrícia Leite
Sonoplastia: Messias Melo