logo Agência Brasil
Santé

Fiocuruz: Amazonas registra aumento de casos positivos de covid-19

Baixar
Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional
04/11/2022 - 18:55
Rio de Janeiro

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em crianças até 4 anos apresentam tendência de alta, de acordo com o novo Boletim InfoGripe, divulgado nesta sexta-feira pela Fundação Oswaldo Cruz. Os diagnósticos de vírus sincicial respiratório aumentaram nessa faixa etária, se tornando o principal causador da Síndrome na população, nas últimas quatro semanas, superando o da covid-19.

No Amazonas, no entanto,  foi observado aumento de casos positivos do coronavírus, o que, na avaliação do coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes, pode explicar a alta nos registros da Síndrome Respiratória na população adulta do estado.

Além do Amazonas, há tendência de aumento nas notificações da Síndrome Respiratória Aguda Grave em Alagoas, Amapá, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco e São Paulo. Na maioria dos casos, a alta de hospitalizações está concentrada na faixa etária das crianças e associada ao Vírus Sincicial Respiratório.

O estudo ainda indica que o estado de São Paulo segue com a presença significativa de casos positivos para Influenza nas últimas semanas, enquanto os demais estados, vivem possível interrupção no crescimento da gripe entre a população.